Programa de inclusão digital do Governo de São Paulo para crianças será ampliado na capital e em postos do interior

A capital paulista ganhará este ano mais quatro espaços de inclusão digital para crianças de 4 a 10 anos de idade. Criado em 2013 pelo Governo do Estado, o Acessinha funciona junto aos postos do programa Acessa SP, que oferece internet gratuita e cursos de capacitação para os cidadãos. Cidades do interior também receberão novos postos do Acessinha, projeto que oferece smartphones, tablets, videogame e smart TV com conteúdo educativo.

acessinha_governo_crianças

Monitora Márcia  apresenta equipamentos e conteúdos digitais para o público infantil                             (Foto: Natália Souza)

Até maio estavam em funcionamento 31 postos do Acessinha. Com as unidades em implantação – além dos quatro na capital, serão instalados 19 em cidades do interior –, serão 54 postos até o final do ano. “O Acessinha foi criado para que as crianças usem equipamentos, como smartphones de última geração, e também desenvolvam atividades, por meio de jogos e outros conteúdos digitais”, diz Julio Semeghini, titular da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, responsável pelo programa Acessa São Paulo.

Para que as crianças usem o espaço e participem das atividades, é necessário que um responsável preencha o cadastro. Os espaços funcionam das 8h às 17h, de segunda à sexta.

acessinha_governo_crianças

Outros  23 postos do Acessinha serão instalados até o final do ano, sendo 4 na capital e 19 no interior (foto:Natália Souza)

Novos postos

O Acessinha receberá quatro novas unidades na capital paulista, sendo no CIC Grajaú, Memorial da América Latina, Poupatempo do Imigrante e Poupatempo Lapa.

No interior, serão contemplados os municípios de Atibaia, Auriflama, Capivari, Descalvado, Ibitinga, Iguape, Jacupiranga, Lavínia, Marília, Mococa, Paraíso, Parnaíba, Tremembé, Vinhedo, São Vicente, Sud Menucci, além de unidades dentro dos postos Poupatempo de Limeira, Penápolis e Sertãozinho.

acessinha_governo_crianças

Patrícia Rodrigues da Silva e Juan Carvalho no Acessinha do Parque da Juventude, em São Paulo          (foto: Natália Souza)

O programa

O Acessa São Paulo é o maior programa de inclusão digital do país, com 850 postos instalados em 600 municípios. Criado em 2000, funciona em espaços do Poupatempo ou de outros serviços do governo, como Metrô, CPTM, ETECs, Rede Bom Prato e CIC (Centro de Integração da Cidadania), ou em parceria com prefeituras. A execução do programa é da Prodesp (empresa Tecnologia da Informação do Governo), que faz a implantação do posto, capacita os monitores e faz a manutenção dos equipamentos; e da Escola do Futuro, núcleo de pesquisa da USP, que desenvolve o conteúdo.

 

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *