Começam no próximo dia 30 de junho (terça-feira), as inscrições para as oficinas de julho do LabLivre do Acessa SP, o programa de inclusão digital do Governo do Estado.

lablivre

Oficinas incluem técnicas de Robótica, Stencil, Inglês e Contação de História em Libras

As oficinas são gratuitas e oferecidas mensalmente pelo Posto Acessa SP Parque da Juventude. Os interessados terão até o próximo dia 03 (sexta-feira) para se inscreverem. No total são 125 vagas disponíveis e distribuídas nas oito oficinas abaixo:

InfoNet I 15 vagas
Infonet II 15 vagas
FAQ – Perguntas e Dúvidas Frequentes 15 vagas
Como Montar e Fazer a Manutenção do seu PC 20 vagas
Robótica Livre I 15 vagas
Stencil Arte 05 vagas
Práticas em Inglês 20 vagas
Contação de história em Libras 20 vagas

“Além das oficinas disponibilizadas, o espaço do LabLivre é utilizado para o compartilhamento de ideias e de conhecimentos, entre usuários e profissionais das mais variadas áreas. O principal objetivo é juntar pessoas e multiplicar informações”, diz Rubens Saito, coordenador do LabLivre.

Inscrições

As atividades terão início a partir do próximo dia 06 de julho (segunda-feira). Para efetuar a inscrição é necessário ir pessoalmente ao posto do Acessa SP, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, nº 2.630 – Bairro Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul) – com RG em mãos. Se o interessado for menor de idade é preciso estar acompanhado por um responsável com documento de identificação.

Oficinas

O LabLivre é uma iniciativa do Programa Acessa SP e foi desenvolvido para estimular a tecnologia e a experimentação metodológica a partir de computadores reciclados, softwares livres e códigos abertos. O ambiente é um espaço aberto, experimental e reflexivo, inspirado na metodologia Metareciclagem. O espaço conta com oficinas permanentes de inclusão e cultura digital. Entre as oficinas oferecidas estão: Inglês, Libras, Stencil, Robótica, Infonet, FAQ e ainda, Montagem e Manutenção de computadores.

Veja mais sobre cada uma delas:

Robótica Livre

Voltada para usuários interessados em eletrônica. O módulo apresenta os componentes eletrônicos e suas características, e inclui ainda, técnicas de instrumentação básica como uso de multímetros e ferro de solda. Para o mês de julho, a oficina de Robótica inclui na programação a introdução ao Arduíno, a plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e placa única.

Stencil Arte

Traz técnicas de artes gráficas e reprodução através do uso de máscaras. A arte aplicada ensina os participantes a criarem um desenho vazado em uma superfície de papel cartão ou acetato para na sequência obter impressões à base de tinta spray.

Inglês

O idioma é ensinado semanalmente no Parque da Juventude. Para dinamizar o ensinamento, um dos métodos adotados é o de conversação, mas atividades teatrais e que envolvem situações cotidianas também são aplicadas. Os participantes também utilizam a internet para fortalecer o aprendizado. E no mês de julho, a programação incluirá passeios culturais para colocar o idioma em prática. Entre os passeios estão inclusos, visita ao museu da Língua Portuguesa, à Pinacoteca e ao Mercadão Municipal.

Libras

Além do participante aprimorar o alfabeto básico e o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, a oficina de Libras introduz o nível intermediário da conversação, por meio do método de “contação de histórias”.

Infonet I

Voltada para usuários que nunca tiveram contato com computador, ou para aqueles com pouca experiência no manuseio da máquina. Já o módulo Infonet II, exige conhecimento em informática e ensina os usuários a utilizarem o computador para tarefas diárias, por meio do uso de ferramentas off-line e online.

FAQ

Entre as dicas das oficinas de FAQ – Perguntas e dúvidas frequentes – estão truques para a utilização do whatsapp e produção em software livre.

Montagem e Manutenção

Indicada para aqueles que desejam fazer a manutenção e melhorias de suas próprias máquinas, eliminando gastos técnicos.

Serviço:

Super Acessa Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, nº 2.630 –

Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul).

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Lablivre

 

Compartilhe!

2 comentários para Inscrições para o LabLivre de julho do Acessa SP começam na próxima terça-feira (30)

  1. joseane disse:

    e muito bom ter essas escricoes para a pessoas ter um futuro melhor

  2. Isaac de Souza disse:

    gostaria de participar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *