O Acessa São Paulo realizou nos dias 25 e 26 de junho, mais uma edição do Encontro Regional de 2015. Neste mês, a programação foi realizada em São João da Boa Vista, região administrativa de Campinas.

encontro_regional

Entre os participantes, estiveram presentes monitores, projetistas, representantes de ONGs e usuários do Programa

Os Encontros Regionais têm por objetivo fortalecer a Rede de Projetos do Programa, iniciativa criada para fomentar e apoiar ações locais que vão ao encontro do desenvolvimento das comunidades.

A programação dos Encontros Regionais de 2015 tem como tema central o “Empreendedorismo Social”.

Atividades

Durante os dois dias de programação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas, consideradas essenciais para o desenvolvimento de projetos, como o Design Thinking, método utilizado para identificar problemas, demandas e necessidades locais e a partir deste estudo, gerar soluções e oportunidades; e o Canvas, ferramenta de planejamento estratégico trazida pelo Sebrae SP durante os Encontros Regionais.

encontro_regional

Entre os participantes, estiveram presentes monitores, projetistas, representantes de ONGs e usuários do Programa

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Acessa SP, bem os inúmeros serviços oferecidos e a extensão das possibilidades geradas por meio da Rede de Projetos e da Ponline, Pesquisa online aplicada anualmente nos postos do Estado. Durante as atividades, a sala foi dividida em grupos, que discutiram, analisaram e projetaram ideias e soluções que vão ao encontro das necessidades locais.

Não imaginava uma conotação tão prática. Todos saíram com um projeto já em vias de execução, o que significa que não é só uma ideia, só um encontro, só uma capacitação, é algo muito prático. A maioria dos projetos que vimos estão prontos. Fiquei surpreso com o nível de pessoas, de engajamento, de comprometimento e de preocupação em melhorar a sociedade”, disse o analista do Sebrae SP, Maurício Piasentin, responsável pela aplicação do Canvas. “Conhecer o programa é conhecer um mundo de possibilidades que as pessoas têm em mãos”, completa.

Monitores e projetistas

O monitor Paulo Garcia Rosa, trabalha no posto Acessa SP de Aguaí, desde 2007 e já participou de diversas atividades do Programa. “Atividades como as Capacitações e os Encontros Regionais são essenciais. São dicas e alternativas trazidas por outros monitores e pela equipe do Programa, o que nos acrescenta sempre”, destaca.

encontro_regional

Projetistas falam sobre ações sociais que contribuíram com as comunidades

O encontro contou, também, com a presença de diversos projetistas do Programa, entre eles, Simone Zangirolimo e Christiane Nogueira Campos, monitoras de Iracemápolis e responsáveis pelo desenvolvimento de importantes projetos, como: “Sou Feliz sem Drogas”, “Semana do cadastramento da Nota Fiscal Paulista”, “Conhecer, ensinar e aprender”, entre o outros. “É sempre muito bacana estar aqui com o pessoal, sempre temos novidades e coisas boas pra levar. Saímos animadas e prontas pra levarmos um novo projeto adiante. Existem dificuldades ao desenvolver um projeto, mas é preciso ter persistência e não desistir”, diz Christiane. “Vimos informações de outras áreas que nos acrescentaram bastante, muitos assuntos batem com a nossa realidade local e estou confiante que vai sair um novo projeto aí”, comenta Simone.

encontro_regional

Participantes apresentam modelos de projetos sociais para serem aplicados em seus municípios

A monitora e projetista Fabrícia de Oliveira, de Bariri, também falou sobre as ações desenvolvidas dentro do posto, orientou outros colegas e retomou suas ideias. “Fiquei um tempo parada por conta de um acidente, e participar ajudou a me localizar novamente. Retomei minhas ideias, pensamentos e a vontade de fazer”, comenta. “No momento que você atende uma demanda que vai ao encontro da necessidade que a comunidade apresenta, esse projeto vai além do esperado. O monitor do Acessa SP não é somente um liberador do RG, ele é aquele que pode fazer a diferença na vida do cidadão”, conclui a projetista.

Outras participações

O encontro registrou, ainda, a presença de representantes de associações e ONGs regionais, empresários e profissionais do setor público. “O mais importante destas participações foi dar visibilidade para o Programa. Foi uma oportunidade que a região teve para conhecer o serviço oferecido pelo Acessa SP e como utilizá-lo. A partir deste conhecimento, começam a nascer as parcerias, os projetos ganham força e as coisas começam a acontecer”, diz o gestor Akira Shigemori.

Trabalhamos com projetos sociais voltados para o atendimento às crianças e adolescentes da nossa região. Os conteúdos aqui trazidos, dão base para elaborar um projeto bem feito, o que ajuda na viabilização de recursos”, comenta Lúcia Figueiró, representante da Camid – Casa de Apoio ao Menor Irmã Dulce.

encontro_regional

Oficinas de Canvas e Design Thinking promove a elaboração de modelos de negócios

Elisângela Aparecida Guedes, representou a Avaped – Associação de Valorização e Inclusão da Pessoa com Deficiência, e considerou o encontro importante para a realização de novas ações. “Abriu minha cabeça para novos projetos, que visam contribuir e ampliar o espaço de atuação da associação”, conta.

Já o participante Newton Rossi Gouvêa, empresário na área de qualificação profissional e tecnologia da informação, já conhecia o Programa, mas também foi em busca de novas possibilidades. “Todas as ferramentas apresentadas são essenciais para o desenvolvimento de projetos. Foi uma grande oportunidade que tivemos para conhecer projetos com tamanha complexidade e seriedade, trazidos e desenvolvidos pelo Acessa SP. Gostei muito”, diz o empresário.

Encontros Regionais 2015

Outras três edições do Encontro Regional estão por vir. A próxima cidade a receber a programação será Jaboticabal, região de Ribeirão Preto. Em seguida a agenda segue para Caraguatatuba (setembro) e São Paulo, capital (outubro).

Serviço:

ENCONTROS REGIONAIS:

INSCRIÇÕES

Veja as imagens do evento – Flickr Acessa SP

Texto: Andresa Gouvêa | Fotos: Robson Leandro

Compartilhe!

Um comentário São João da Boa Vista recebe Encontro Regional do Acessa SP

  1. Miro disse:

    Nota-se que a cada ano que passa o Programa Acessa São Paulo esmera em se aperfeiçoar cada vez mais. Eu que encontro-me no Programa já há quase 13 anos, vejo a progressão ocorrer de forma virtuosa deixando-nos orgulhosos de pertencer a esta Família AcessaSP. Parabéns à todos integrantes do Programa. E também à você que participa e entrega-se por um trabalho que nos faz sentir bem em ajudar aos que tanto necessitam de um impulso para seguir em seu cotidiano e sua vida profissional, como aqui tem ocorrido com Professores preparando suas aulas, Técnicos que criam seus projetos para vida profissional, procura de emprego, ajudamos a formular seus Currículos com BOA APRESENTAÇÃO, corrigindo certos erros comuns tanto de Português como realçar tópicos importantes. Compras via NET, transações de compra e venda de veículos, imóveis, verificação de processos judiciais, Detran, segunda via de contas à pagar, agendamentos, inscrições variadas de concursos e vestibulares a serem executados, cadastramentos, etc. Enfim, os Usuários estão aprendendo que nosso Programa não restringe somente em redes sociais. Eles estão aprimorando-se para o melhor de seu dia-a-dia. IMPORTANTE: alertamos a todos pelo seus comportamentos quando refere-se as redes sociais, a tomarem muito cuidado com o que se comunica com amigos e amigos virtuais, pois as empresas de hoje fazem busca por conduta de candidatos através das redes sociais. Com isso o candidato pode deixar de ser admitido em determinada empresa pelo péssimo procedimento de comunicação.
    Faça de sua obrigação, do seu trabalho, ser ele o melhor do mundo, enquanto estiver nele. Assim você será um vencedor sempre.
    Parabéns a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *