Com a escassez da água, a mudança de alguns hábitos tornou-se indispensável. Para ajudar o leitor a entender o problema e a rever suas práticas, o Acessa SP lançou o minicurso: “Como cuidar da Água”, desenvolvido com o objetivo de conscientizar e promover a preservação e a economia da água.

como_cuidar_agua

Minicurso pode ser acessado gratuitamente por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet

O novo minicurso, além de gratuito, pode ser acessado por qualquer dispositivo através do portal do programa. Para ter acesso, basta criar login e senha, depois disso o usuário terá livre acesso a este e aos outros 32 minicursos disponíveis.

Como cuidar da Água”

O novo minicurso foi dividido em quatro lições: Como se preparar para a falta d’água; Novos Tempos, novos hábitos; Melhorias para economizar mais; e Como sobreviver à falta de água.

Durante cada lição, o aluno terá acesso ao cenário que levou à crise hídrica do país e a conteúdos que explicam os principais motivos do problema. As informações são demonstradas por meio de vídeos explicativos, ilustrações e links de páginas externas com dados do Sistema Nacional de informação sobre saneamento – SNIS e da Organização Mundial de Saúde – OMS. Ao término de cada uma das atividades o minicurso possui o “Saiba Mais”, com dicas sobre o assunto, além de lição de casa prática e teste de conhecimentos. No final do conteúdo o participante pode avaliar o curso por meio de nota, opinião, recomendação e sugestões de melhorias.

como_cuidar_agua

Minicurso mostra os principais motivos da falta de água e dá dicas de como economizar

Além de oferecer o entendimento dos principais fatores que levaram ao problema, o minicurso conscientiza o aluno e o prepara para uma possível falta de água. A revisão de hábitos e a demonstração de medidas que aliviam o problema também fazem parte do conteúdo, que ajuda o aluno a adotar novas práticas e a optar por um estilo de vida mais sustentável.

Minicursos

Além deste, o Acessa SP coloca a disposição de seus usuários outros 32 temas. Os minicursos são disponibilizados desde 2002 e já possuem mais de 130 mil usuários cadastrados. O objetivo é incentivar a educação à distância com temas aplicáveis no dia a dia.

As aulas são rápidas e divididas em até cinco lições. Para facilitar o aprendizado, um questionário é respondido ao término de cada lição. Os conteúdos incluem áudios, imagens, ilustrações, lições, testes e links externos. Além de facilitar o conhecimento, os minicursos despertam o interesse pelo tema, de modo que o usuário busque futuramente aprofundar-se no assunto. 

Todos os minicursos do Acessa SP são certificados pela Escola do Futuro da USP, parceira institucional e conteudista do Programa.

Para o cidadão que ficou interessado, mas não possui acesso à internet, ou tem dificuldade para manusear um computador, o Acessa SP coloca a disposição 852 postos no Estado, sendo que em cada um deles há ao menos um monitor capacitado e pronto para ajudar.

EADs

Além dos minicursos, o programa é responsável por outros EADs (Educação à Distância), entre as opções estão as disponíveis por meio de parcerias com o Sebrae-SP e o Banco do Povo Paulista, que juntas, chegam a mais de 50 tipos. Entre os EADs oferecidos gratuitamente estão os de empreendedorismo, finanças, marketing, recursos humanos e gestão estratégica. E para ampliar as competências funcionais e comportamentais dos monitores do Acessa SP, módulos específicos para a Formação Continuada também são oferecidos.

Serviço:

Minicursos

Compartilhe!
Tagged with:  

Um comentário Acessa SP lança minicurso sobre “Como cuidar da Água”

  1. Elias Figueiredo Costa disse:

    Não conhecia a existência destes minicursos, porém achei muito interessante e estou interessado em participar. Contudo gostaria muito que através deste, pudesse criar um tramite para poder criar uma oportunidade de quem sabe até fazer uma apresentação de um projeto muito importante para a diminuição do consumo inadequado do consumo d’água. Que com certeza irá reduzir em escala muito considerável, garantir mais água…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *