O antigo hábito de frequentar a praça da cidade, há muito esquecido, voltou à moda com a rede WiFi, aberta para uso de todos.

O posto do Acessa SP, em funcionamento desde 2008 na cidade de Itatinga (SP), atraiu os jovens para a principal praça da cidade, após a instalação da rede WiFi no programa Acessa SP. Instalado na Casa do Cidadão, na Praça Major Bello, o Acessa abriu a rede sem fio para uso de todos e registrou, no mês de julho, 2.378 conexões pela rede WiFi.

internet

Em Itatinga, jovens utilizam a rede Wifi para acessarem a internet

De acordo com a monitora Bruna Magda Bueno de Oliveira, a média de conexões pela rede WiFi do Acessa SP é de 50 usuários por dia. O novo hábito dos jovens de Itatinga, cidade com pouco mais de 19 mil habitantes, também inspirou a professora Vanderléia de Carvalho, que transformou a praça em uma sala de aula. Ela participa do programa de capacitação Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa Escola. “Na nossa grade curricular tem uma aula sobre mídias e tecnologias e para ensinar essa disciplina levei os jovens para a praça e tivemos uma aula dinâmica, com acesso às redes sociais”, conta Vanderléia.

internet

Professora inova e transforma praça em sala de aula

O programa trabalha com jovens estudantes de 14 a 24 anos, que ainda não frequentam a faculdade. “É uma faixa etária que usa muito celular e a experiência foi interessante para todos”, comenta a professora.

Outra cidade do interior onde a praça voltou a ser ponto de encontro dos jovens é Aguaí. O Acessa SP, em funcionamento desde 2004 no município, está instalado na Praça Governador Carvalho Pinto, próximo a três escolas. De acordo com o monitor Paulo Garcia Rosa, quem mais utiliza o sinal de internet via WiFi é o público mais jovem, que frequenta a praça como um “ponto de encontro” para brincadeiras, bate-papos e diversões. “A internet sem fio também é bastante utilizada por profissionais que trabalham próximo ao local, além de estudantes, que usam o serviço gratuito para fazer pesquisas”, informa.

internet

Em Aguaí, Praça é ponto de encontro para acesso à internet

O Acessa SP está em funcionamento há 15 anos, se consolidou como política pública e, desde 2012 tem implantado a rede WiFi para que os usuários possam se conectar à internet não apenas pelos computadores instalados nos postos mas também por seus dispositivos, via rede sem fio. O número de usuários na rede sem fio do Acessa em todo o Estado já passa de 1,8 milhão de usuários, dos quais 862.848 mil usuários somente neste ano.

Compartilhe!
Tagged with:  

5 comentários para Praças do interior ganham vida com Internet sem fio do Acessa SP

  1. Solicito que seja aberta as rede do acessa sp nas praças de São José do Rio Preto,SP
    Precisamos muito desta integração.

  2. Priscila Cardoso disse:

    Não pega direito esses wifi das praças

  3. Carlos Ramos disse:

    Bom dia.
    Sou do Posto AcessaSP cidade Areias, gostaria também do sinal wifi aqui no meu posto.

  4. UBALDO MOZART RIBEIRO disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UM PROJETO DO WI-FI PARA SER INSTALADO AQUI NA PRAÇA CENTRAL DE BATATAIS, POIS SOMOS ESTÂNCIA TURISTICA E NA PRAÇA ESTA A NOSSO SANTUARIO ONDE ESTÃO O MAIOR ACERVO DAS OBRAS SACRAS DO PINTOR CANDIDO PORTINARI E TODOS OS DIAS VEM EXCURSÕES DE OUTRAS CIDADES PARA VISITAR.SERIA ÓTIMO, PORTANTO TER WI-FI AQUI NA NOSSA PRAÇA.

  5. antonio marcos della marta disse:

    bom dia sou monitor do acessa sp,da cidade de itatiba posto do san francisco rua antonio galvão de sá n: 196. gostaria de saber como faço para istalar o wifi na minha unidade pois tem muitas pessoas que me perguntam se tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *