O antigo hábito de frequentar a praça da cidade, há muito esquecido, voltou à moda com a rede WiFi, aberta para uso de todos.

O posto do Acessa SP, em funcionamento desde 2008 na cidade de Itatinga (SP), atraiu os jovens para a principal praça da cidade, após a instalação da rede WiFi no programa Acessa SP. Instalado na Casa do Cidadão, na Praça Major Bello, o Acessa abriu a rede sem fio para uso de todos e registrou, no mês de julho, 2.378 conexões pela rede WiFi.

internet

Em Itatinga, jovens utilizam a rede Wifi para acessarem a internet

De acordo com a monitora Bruna Magda Bueno de Oliveira, a média de conexões pela rede WiFi do Acessa SP é de 50 usuários por dia. O novo hábito dos jovens de Itatinga, cidade com pouco mais de 19 mil habitantes, também inspirou a professora Vanderléia de Carvalho, que transformou a praça em uma sala de aula. Ela participa do programa de capacitação Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa Escola. “Na nossa grade curricular tem uma aula sobre mídias e tecnologias e para ensinar essa disciplina levei os jovens para a praça e tivemos uma aula dinâmica, com acesso às redes sociais”, conta Vanderléia.

internet

Professora inova e transforma praça em sala de aula

O programa trabalha com jovens estudantes de 14 a 24 anos, que ainda não frequentam a faculdade. “É uma faixa etária que usa muito celular e a experiência foi interessante para todos”, comenta a professora.

Outra cidade do interior onde a praça voltou a ser ponto de encontro dos jovens é Aguaí. O Acessa SP, em funcionamento desde 2004 no município, está instalado na Praça Governador Carvalho Pinto, próximo a três escolas. De acordo com o monitor Paulo Garcia Rosa, quem mais utiliza o sinal de internet via WiFi é o público mais jovem, que frequenta a praça como um “ponto de encontro” para brincadeiras, bate-papos e diversões. “A internet sem fio também é bastante utilizada por profissionais que trabalham próximo ao local, além de estudantes, que usam o serviço gratuito para fazer pesquisas”, informa.

internet

Em Aguaí, Praça é ponto de encontro para acesso à internet

O Acessa SP está em funcionamento há 15 anos, se consolidou como política pública e, desde 2012 tem implantado a rede WiFi para que os usuários possam se conectar à internet não apenas pelos computadores instalados nos postos mas também por seus dispositivos, via rede sem fio. O número de usuários na rede sem fio do Acessa em todo o Estado já passa de 1,8 milhão de usuários, dos quais 862.848 mil usuários somente neste ano.


5 comentários

JOSE FERREIRA DA SILVA · 16/09/2015 às 14:48

Solicito que seja aberta as rede do acessa sp nas praças de São José do Rio Preto,SP
Precisamos muito desta integração.

Priscila Cardoso · 25/08/2015 às 10:02

Não pega direito esses wifi das praças

Carlos Ramos · 18/08/2015 às 8:51

Bom dia.
Sou do Posto AcessaSP cidade Areias, gostaria também do sinal wifi aqui no meu posto.

UBALDO MOZART RIBEIRO · 18/08/2015 às 8:50

GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UM PROJETO DO WI-FI PARA SER INSTALADO AQUI NA PRAÇA CENTRAL DE BATATAIS, POIS SOMOS ESTÂNCIA TURISTICA E NA PRAÇA ESTA A NOSSO SANTUARIO ONDE ESTÃO O MAIOR ACERVO DAS OBRAS SACRAS DO PINTOR CANDIDO PORTINARI E TODOS OS DIAS VEM EXCURSÕES DE OUTRAS CIDADES PARA VISITAR.SERIA ÓTIMO, PORTANTO TER WI-FI AQUI NA NOSSA PRAÇA.

antonio marcos della marta · 17/08/2015 às 8:59

bom dia sou monitor do acessa sp,da cidade de itatiba posto do san francisco rua antonio galvão de sá n: 196. gostaria de saber como faço para istalar o wifi na minha unidade pois tem muitas pessoas que me perguntam se tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *