Além de oferecer conexão gratuita à Internet, os postos do Acessa SP estão se caracterizando pela oferta de serviços ao cidadão. A iniciativa mais recente é o apoio à Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico.

biométrico

Cadastramento biométrico está sendo realizado em todo o país (foto: Paulo Marques)

Regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o cadastramento biométrico está sendo realizado, gradativamente, em todo o país. A expectativa é que em quatro anos os 143 milhões de eleitores brasileiros tenham atualizado seus dados no cadastro eleitoral, com identificação por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada.

Para ser atendido em um cartório eleitoral, o cidadão precisa fazer seu agendamento pela Internet (exceção para os postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo de Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo – nas unidades da Lapa, Itaquera e Santo Amaro). Nas cidades do interior do Estado, os postos do Acessa SP estão abertos para ajudar a população a realizar o agendamento para os Cartórios Eleitorais.

Em Agudos, onde o Cartório Eleitoral tem cerca de 30 mil eleitores em sua jurisdição (responde também pelo município de Paulistânia), o chefe substituto do Cartório, Raeder Rodrigo Porcaro, procurou a monitora Rosana Cristina dos Santos, que começou a fazer os agendamentos no dia 10 de setembro. “Todos os dias o posto tem sido procurado pelos eleitores. Quando o usuário não é familiarizado com a Internet, nós o ajudamos a fazer seu agendamento”, conta Rosana.

A parceria entre o Acessa SP e o Cartório Eleitoral já foi formalizada também em Ilha Solteira, Jaú, Regente Feijó e em Santo Antônio do Aracanguá. “Todos os postos do Acessa SP estão abertos para ajudar a população a fazer esse agendamento e, também, para outros serviços disponíveis na Internet, como emissão de atestados, agendamento no Detran, entre outros”, informa Venerando Ribeiro do Valle Júnior, superintendente do Acessa SP. O programa mantido pelo governo do Estado atende zonas rurais, com 37 postos instalados.

Na minha cidade, o Cartório Eleitoral iniciou o cadastro biométrico em agosto e, em meados de setembro, apenas 30 dos 6 mil eleitores do município tinham procurado a Justiça Eleitoral”, conta a monitora de Aracanguá, Solange Nascimento. Junto com a Prefeitura Municipal, Solange iniciou a divulgação, colocando a infraestrutura do Acessa SP (computadores e conexão à Internet, gratuitos) para que a população possa agendar o serviço no Cartório local.

5 comentários para Cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral pode ser agendado nos postos do Acessa SP

1. lucia disse:

Como agendar aqui em Maricá -Rj.

2. quero saber mais,sobre esse cadastramento biométrico

3. quero tirar a segunda via do meu titulo de eleitor

4. Lupercio de Campos Rodrigues disse:

Quando começará a cadastrar, usar a biometria aqui em Piracicaba SP, já nas próximas eleições. Será ótimo se isso acontecer, espero que isso venha acontecer e agora…