Cinco regiões do Estado receberam o evento, entre elas, Botucatu, Cananéia, São João da Boa Vista, Jaboticabal e Caraguatatuba

Estimular o empreendedorismo social foi o principal objetivo do Acessa SP em 2015. Para isso, o programa promoveu os Encontros Regionais, evento realizado junto com a Rede de Projetos, iniciativa criada para fomentar projetos sociais, educativos e ambientais no municípios.
encontros_regionais

Empreendedorismo Social foi o principal tema trabalhado durante os eventos

Cinco regiões do Estado serviram como sede para o evento: Botucatu, Cananéia, São João da Boa Vista, Jaboticabal e Caraguatatuba. O Encontro, que teve como ideia central o Empreendedorismo Social, registrou a participação de 72 municípios paulistas e 172 profissionais, entre eles, os ligados ao Programa (monitores, gestores e responsáveis institucionais), além de representantes de ONGs, secretarias municipais, empreendedores e comunicadores.

encontros_regionais

Cinco regiões do Estado receberam o evento, entre elas, Botucatu, Cananéia, São João da Boa Vista, Jaboticabal e Caraguatatuba

A programação contou com a apresentação das ferramentas Design Thinking e Canvas, ambas utilizadas para o planejamento e a execução de projetos.

“O Acessa SP leva a tecnologia da informação de forma diferenciada ao cidadão.  As peças-chave são os monitores do Programa, que acolhem, recebem e fazem do espaço um local estimulante e capaz de trazer benefícios para a população. A Rede de Projetos existe com a possibilidade de usar os postos do Programa para desenvolver projetos que vão ao encontro do desenvolvimento local e os Encontros Regionais, por sua vez, foram criados para estabelecer uma conexão entre o público externo e organizações que fomentem novos  projetos e empreendedores sociais”, explica o gestor Akira Shigemori.

encontros_regionais

Encontros Regionais estimulam participantes a terem um novo olhar e  encontrar soluções

A última região a receber a programação neste ano foi Caraguatatuba, que contou com 40 participantes.

“Os Encontros Regionais este ano trouxeram resultados bastante importantes ao Programa: fomentamos o empreendedorismo social para um público que poderá aplicar, e multiplicar, um conjunto de recursos, ferramentas e metodologias que promoverão o desenvolvimento de suas comunidades em nosso Estado. O sucesso destes encontros é resultado do trabalho conjunto das equipes de coordenação do Programa, dos Gestores Regionais, monitores, prefeituras e até mesmo os usuários. Foi um grande esforço que reiterou sua importância e a certeza de continuá-los em 2016”, disse o coordenador do Programa pela Escola do Futuro da USP, Adilson Virno.

Caraguatatuba

A agenda dos Encontros Regionais encerrou em Caraguatatuba, litoral norte do estado, nos dias 20 e 21 de agosto. Estiveram presentes representantes de organizações sociais, monitores, projetistas, gestores e profissionais ligados aos municípios de Ilhabela, Piquete, Cachoeira Paulista, Caçapava, Pindamonhangaba, Nova Europa, Aparecida, Cachoeira Paulista, Caraguatatuba, Arapeí, São José do Barreiro e Guaratinguetá.

encontros_regionais

Dulce Ly vai aplicar as ideias na ONG Casa da Criança de Caraguá

Para Dulce Ly Aparecida Chaves, da ONG “Casa da Criança de Caraguá”, as ferramentas apresentadas e a interação com pessoas de outros municípios foram positivas. “Realizamos um trabalho educativo e de prevenção com crianças e adolescentes do município. Participamos para agregar e captar ideias para a nossa comunidade. Pude perceber que dá para trabalhar bastante em cima do conteúdo apresentado e dos adquiridos através da troca de experiências com os outros participantes”, disse Dulce Ly.

encontro_regional

A monitora Vanila prototipou a ideia de trabalhar a interação da comunidade com as crianças de Cachoeira Paulista

Já a monitora do Acessa SP de Cachoeira Paulista, Vanila Paiva, saiu decidida a aplicar o modelo de projeto trabalhado no posto em que atua. “Trouxe muito conhecimento. Pretendo realizar o projeto que trabalhamos aqui lá no nosso posto. O objetivo é inserir a comunidade junto com as crianças e promover uma interação entre as idades, proporcionando assim, a troca de conhecimentos através de atividades como troca de livros e contação de histórias focadas em realizações pessoais”, conta Vanila.

encontros_regionais

Troca de conhecimentos ajuda público enxergar novas oportunidades

Indiara Gomes, agente de Atendimento do posto Sebrae de São Sebastião, descobriu um novo olhar durante o Encontro Regional. “O público diferenciado favoreceu a possibilidade do diálogo e a articulação do conhecimento. Levo como aprendizado que a gente tem que ter um novo olhar sempre e enxergar o problema como novas oportunidades”, diz a agente.

“Empreendedorismo Social” em pauta

A programação dos Encontros Regionais inclui a apresentação duas ferramentas atuais e inovadoras, o Design Thinking, ferramenta aplicada para identificar problemas e soluções dentro do contexto social, e o Canvas, método utilizado na elaboração de modelos de negócios.

Além das oficinas, os participantes também conheceram as oportunidades oferecidas pelo Programa Acessa SP, entre elas, a Rede de Projetos, iniciativa de fomento a projetos sociais e a ponline, pesquisa anual realizada com os usuários do Programa.

encontros_regionais

Atividades ajudam  participantes a terem uma visão mais próxima das comunidades

“O Design Thinking sensibiliza e ajuda os participantes a terem um olhar próximo e empático para as pessoas com as quais elas convivem e a partir daí comecem a identificar necessidades, expectativas, anseios e desejos e a transformá-los em soluções que elas mesmas possam concretizar. É uma ferramenta poderosa, que alavanca a inteligência coletiva e faz os participantes entenderem que é possível concretizar soluções para essas pessoas com as quais elas convivem todos os dias”, explica Reinaldo Campos, mediador do Design Thinking.

encontros_regionais

Modelo de negócio social é organizado pela metodologia Canvas

Já o Canvas chega para modelar as ideias trabalhadas, segundo o analista do Sebrae SP de São José dos Campos, Paulo Vitor. “O Canvas ajudou a modelar a ideia trabalhada durante o Design Thinking. A ferramenta faz os participantes enxergarem a viabilidade do projeto que pensaram. É extremamente positivo todo esse processo. Foi um encontro muito bem estruturado”, falou o analista.

Resultados de 2015

As “andanças” deste ano totalizaram mais de 2 mil quilômetros percorridos. Entre os resultados obtidos, foi possível ver aprendizado, aproximação de pessoas, compartilhamento de ideias, quebra de paradigmas e novos olhares.

encontros_regionais

Projetos viram protótipos e ajudam na idealização das ações

As ferramentas trabalhadas impulsionaram a criação de 26 projetos que saíram prototipados e prontos para serem colocados em prática nos 72 municípios participantes, e o melhor, com a possibilidade de serem replicados em outras localidades.

A monitora Letícia Calixto, de Vargem Grande do Sul, conta que já tinha uma ideia, mas não sabia como desenvolvê-la. “Faltava motivação. Participar do Encontro Regional foi uma injeção de ânimo. Foi aí que fizemos acontecer”, conta a monitora, responsável pelo projeto “Curso para Gestantes”.

encontro_regional

Projeto trabalhado durante os encontros é colocado em prática em Vargem Grande do Sul e beneficia grupo de gestantes

Em Guaíra, município paulista localizado na região de Ribeirão Preto, os principais beneficiados foram os jovens, com a chegada de um curso gratuito na área de informática.

“Aprendi que a boa apresentação de um projeto faz toda a diferença, não basta ter uma boa ideia é preciso saber mostrá-la. É essencial ter cuidado durante todo o planejamento e a montagem do projeto, para que ele torne-se atrativo ao parceiro. Segui estes passos e deu certo”, conta Patrícia Giaculli, responsável pelo projeto “Informática para jovens”, que busca qualificar jovens para o mercado de trabalho.

encontro_regional

Em Guaíra, jovens ganharam curso gratuito de informática. Objetivo é aumentar a qualificação profissional

“Conhecer as possibilidades que tínhamos, associadas à vontade de querer ajudar, proporcionou um resultado surpreendente e capaz de fazer o trabalho valer a pena”, destaca Letícia.

“O trabalho de colaboração é fenomenal. É um momento em que as pessoas têm a oportunidade de entender que a resposta não está fora, em uma outra pessoa, em um recurso, no governo e sim dentro delas. Foi uma jornada de empoderamento muito grande. Enxergamos pessoas mais confiantes, mais seguras e com ideias embaixo dos braços e muitas vezes já em cima da mesa para implementar. Foram encontros transformadores”, conclui Reinaldo Campos, do instituto Educadigital.

Serviço:

Para saber mais sobre os projetos da Letícia e da Patrícia acessem:

Curso para gestantes

Informática para jovens

Veja todas as fotos dos Encontros Regionais: Flickr Acessa SP

Texto: Andresa Gouvêa

Fotos Encontros Regionais: Robson Leandro

Fotos Projetos: Colaboração projetistas

 

Compartilhe!

Um comentário Encontros Regionais 2015: veja tudo o que aconteceu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *