Zelar pelo bom funcionamento do posto no município e trabalhar em conjunto com o monitor são apenas algumas das funções do Responsável Institucional, profissional que atua na coordenação dos postos do Acessa SP nos municípios paulistas.

responsavel_institucional

Elizângela, responsável institucional de Marabá Paulista com a monitora Cremilda durante a capacitação

O ideal é que o papel do responsável institucional surja antes da implantação do posto. O profissional, geralmente, está ligado à secretaria municipal responsável pelo Programa na cidade, ou a outros parceiros do posto, como os Popais (Poupatempo, Metrô/CPTM, Terminais de ônibus/EMTU, Centros de Integração da Cidadania/CICs, Restaurantes Bom Prato, entre outros).

Funções de um Responsável Institucional

Sua função consiste em estabelecer contato entre a Coordenação do Programa e o parceiro (prefeituras ou POPAIs). Passando a ser acionado sempre que necessário. Mas seu papel não se restringe aí. Na verdade, o “pacote” de responsabilidades é bem maior. É o Responsável Institucional quem acompanha o gestor desde a vistoria e a aprovação do local de funcionamento do posto, mantém a prefeitura ou o órgão parceiro informado sobre todos os progressos na utilização do posto, como dados quantitativos, projetos desenvolvidos, principais problemas ocorridos e soluções adotadas. Ele também busca solucionar problemas apresentados pela Coordenação do AcessaSP, acompanha o trabalho dos monitores e garante que ele sigam corretamente todas as normas de atendimento definidas pelo Programa, garante a implantação dentro dos prazos solicitados, comunica a Coordenação do Acessa SP sobre qualquer impedimento ao funcionamento do posto, bem como o retorno das atividades e toda e qualquer mudança ocorrida no Posto, como troca de monitores, alteração de horários, telefones e outras. É ele quem solicita a manutenção dos equipamentos sempre que necessário e por fim, é também a pessoa que recebe o gestor no posto e ou conversa via telefone, e-mail etc, prestando todas as informações solicitadas.

responsavel_institucional

Ronaldo é responsável institucional no município de Quáta e está no Programa há oito anos

“O responsável institucional é muito importante para dar apoio aos monitores e mostrar a importância do Programa Acessa SP aos prefeitos. Com um responsável institucional atuante, o trabalho dos monitores e da coordenação do Acessa SP fica mais fácil”, explica Akira Shigemori, gestor do Acessa SP.

Monitor e coordenador conectados

Além de acompanhar nas capacitações e contribuir para o crescimento do posto e para a melhoria dos atendimentos, o responsável institucional Ronaldo Garcia Almeida, de Quatá, município localizado na região administrativa de Marília, se vê na função de auxiliar a população. “O papel da inclusão vai muito além do acesso à internet, temos que ter um olhar voltado para o lado social do município e apoiar a população de acordo com as suas necessidades, como por exemplo, auxílio e orientações para concursos públicos, vestibulinhos, e trabalhos que agregam valor à vida escolar e ao crescimento profissional do cidadão.

responsavel_institucional

Para o responsável institucional o trabalho em conjunto com o monitor é essencial para o sucesso dos trabalhos

Ronaldo, associa a função do responsável institucional e do monitor a um trabalho em conjunto. “Somos uma equipe onde cada um sabe seu papel e trabalha em conjunto. Não adianta, por exemplo, o responsável institucional ter ideias e querer aplicá-las dentro do posto se os monitores não as aderirem e vice-versa”, explica.

Uma das prioridades de Ronaldo é tornar pública a função do Acessa SP para o município, bem como os serviços e as oportunidades oferecidas. “Vamos a campo, visitamos escolas e lembramos os alunos da importância deste trabalho, explicamos o projeto, os serviços de governo oferecidos e com isso, não só o aluno e o professor, mas também os pais, tomam conhecimento dos trabalhos que podem ser feitos dentro do próprio município em beneficio da população”, conta Ronaldo.

Segundo ele, a falta de um coordenador institucional muitas vezes faz com que o monitor se sinta perdido, o que pode fazer com que o atendimento prestado perca qualidade. “O usuário tem que ver o posto como uma extensão da sua casa e para isso é preciso manter sempre tudo em bom funcionamento e o espaço o mais acolhedor e agradável possível”, orienta.

Há oito anos no Acessa SP, Ronaldo enfatiza a importância da capacitação. “Em uma viagem ao tempo, lembro da minha primeira capacitação. A gente cresceu e aprendeu mais e a cada dia devemos buscar mais conhecimentos e participarmos,  pois nas capacitações aprendemos e ensinamos”, conta.

Ronaldo resume a importância do serviço prestado à frase: “A tecnologia é uma transformação constante na vida do usuário”.

Experiência, comprometimento e crescimento profissional

Elizângela Aparecida Souza, está há nove anos ligada ao Programa. Durante todos estes anos, a ex-monitora e atual responsável institucional em Marabá Paulista, localizado na região de Presidente Prudente, carrega uma coleção de resultados positivos e relembra como tudo começou.

“Quando o Acessa chegou em Marabá, mais de 90% da população não tinha conhecimento algum em informática e computador. De lá pra cá, passamos a ensinar essas pessoas. Apresentamos cada ferramenta e desenvolvemos projetos como forma de atrair o usuário para dentro do posto”, conta.

responsavel_institucional

Elizângela é ex-monitora, projetista premiada e atual responsável institucional em Marabá Paulista

Os resultados foram diversos. “Foram várias ações, entre elas, um projeto voltado para deficientes e muitos resultados vistos no dia-a-dia. Os mais importantes são os ligados à alfabetização, que nos permitem ver pessoas que começaram com a gente hoje na faculdade”, destaca.

O empenho de Elizângela, rendeu frutos tanto para a população como para a sua vida profissional. A monitora e projetista, ganhou visibilidade ao conquistar a segunda edição do Prêmio Estadual Acessa SP 2011 e esteve entre os finalistas do Prêmio Mário Covas no ano seguinte.

Depois de oito anos atuando como monitora, Elizângela tem agora a função de coordenadora de licitação da prefeitura de Marabá Paulista, mas continua ligada ao programa exercendo o papel de responsável institucional devido à sua experiência.

“Pretendo acompanhar e passar tudo o que aprendi e que continuo aprendendo para frente. A presença do Responsável Institucional, passa mais segurança para o monitor e o ajuda a enxergar que o Acessa SP abre portas e o mais importante, nos faz crescer como pessoas”, conclui.

Serviço: 

Para saber mais sobre o Responsável Institucional, acesse aqui.

por Andresa Gouvêa

Fotos: Robson Leandro

 

Compartilhe!

4 comentários para Responsável institucional: você sabe qual a função, responsabilidade e importância deste profissional?

  1. luciano disse:

    Funciona mal como quase tudo o que é de responsabilidade do governo público,fazem o horário que lhes é conveniente deixa nas mãos de funcionários desabilitados,funcionários estes que não dão a mínima para o cumprimento de horário etc.

  2. Fernando Gonçalves disse:

    Bom Dia Andressa Gouveia e Robson Leandro.

    Gostei do trabalho colaborativo de vocês esclarecendo a importância e necessidade de um Responsável Institucional pelo Programa Acessa SP em cada Município.

    Esse Colaborador é tão importante dentro de Programa que seu nome e contatos precisam estar acessíveis na página WEB do Posto.

  3. Maria do Carmo Nogueira disse:

    Sou monitora do Posto Mongagua (Litoral Sul Paulista) e fico muito contente e mais esperançosa ao ler: “Responsável institucional: você sabe qual a função, responsabilidade e importância deste profissional?” Faltava esse apoio ao monitor, devido aos administradores do município pouco saberem sobre o trabalho de um monitor e a Filosofia do Acessa. Alás sabem o que ouviram na implantação do posto, a alguns anos atrás e como não acompanham o desenvolvimento, não dão o apoio devido à divulgação do nosso trabalho e nem facilitam para que o posto avance através dos projetos que criamos e descartamos por falta de oportunidade de dar segmento. Aguardamos o nosso Responsável Institucional com muita ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *