A iniciativa da professora Viviane Maria Muzardo Barbosa, apoiada pela monitora do Acessa SP de Bariri Fabrícia de Oliveira, resultou no projeto “É Jogando que se Aprende”, finalista do prêmio Mario Covas. Em sua 11ª edição, o prêmio tem por objetivo reconhecer ações inovadoras na prestação de serviços públicos. A solenidade de premiação será nesta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes.

O projeto de Bariri foi criado em 2013, com o objetivo de reforçar o aprendizado de crianças do programa Espaço Amigo, por meio de jogos. Mantido pela Prefeitura de Bariri, o programa atende crianças e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social e promove ações culturais e educativas para motivar os jovens na busca do conhecimento.

projeto

Fabrícia é uma das finalistas e disputa o prêmio amanhã

Em 2013, a professora Viviane percebeu que esses jovens tinham dificuldade de aprendizagem e procurou a monitora do Acessa SP para promover atividades voltadas para o reforço do ensino. “Meu foco era reforçar o ensino de português e matemática, usando conteúdo educativo disponível na Internet. A iniciativa deu certo e usamos também jogos educativos, como o Escola Games, que ensina outras disciplinas como história e geografia, entre outras”, conta Viviane.

Um total de 40 crianças e adolescentes participaram do projeto, com aulas duas vezes por semana no posto do Acessa SP. Cada aula tinha a duração de 1h30 e foram organizadas duas turmas, de acordo com a faixa etária. “A experiência nos mostrou que as crianças têm condições de aprender. O que precisam é ter acesso a um espaço como o posto do Acessa, com computadores e Internet, para ter a experiência de um trabalho diferenciado”, resume Viviane, professora da rede municipal há 26 anos.

Segundo a monitora Fabrícia, que trabalha há três anos no posto do Acessa SP de Bariri, o projeto mostrou que para as crianças com dificuldade em se concentrar nos cadernos e livros, “a melhor forma de aprender é aquela em que se aprende brincando”.

Um comentário Projeto do Acessa SP de Bariri está entre os finalistas do Prêmio Mario Covas

1. Alvaro Perez Junior disse:

Parabenizo a Professora e a Monitora pela atitude !!!