O uso da bicicleta está cada vez mais comum entre as pessoas, seja para o lazer, diversão ou como meio de transporte.  “As maiores cidades brasileiras estão assistindo à grande ascensão da bicicleta, que se torna cada vez mais visível e, por que não, notável”, afirma a página Ciclocidade, associação de ciclistas urbanos de São Paulo, que lançou recentemente uma pesquisa sobre o perfil de quem usa bicicleta em São Paulo.

Minicurso traz conteúdos para quem já pedala e para quem está iniciando no pedal

Para fortalecer “essa realidade, que sempre existiu, seja no interior ou nos grandes centros”, conforme afirma o produtor e ciclista José Renato Bergo, o Acessa SP coloca à disposição de seus usuários o minicurso: “Bicicleta: saiba usar”. A novidade está disponível online e gratuitamente para todos os interessados no tema.

Objetivos

“A escolha do tema se dá devido ao crescente uso das bicicletas como locomoção nas cidades. Com a ampliação e disseminação das ciclovias e ciclofaixas nas cidades, temos um número cada vez maior de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Além disso, o minicurso oferece informações tanto para quem já pedala, como para quem está iniciando no pedal”, comenta Adilson Virno, coordenador do Acessa SP pela Escola do Futuro da USP, responsável pela produção de conteúdos para o Programa.

Conteúdo inclui informações sobre regulagem e manutenção

“O que se tem agora é uma retomada das políticas públicas para este foco, isso devido à crise de transporte, que tem a ver com custos e mobilidade, e também um tanto pela insistência de uma camada jovem, ativista ou não, que busca por cidades mais humanas”, destaca Bergo.

O objetivo do minicurso é facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. O conteúdo inclui tópicos como, regulagem, manutenção, escolha do equipamento e instruções para quem está começando.

“Muitos não sabem que pequenos reparos podem ser feitos pelo próprio ciclista. Situações como um pneu furado ou ajuste de freio, são facilmente resolvidas, mesmo sem uma bicicletaria por perto”, conta Beatriz Victoria, bolsista de iniciação científica. “Nosso minicurso traz essas informações”, reforça.

O minicurso

Dividido em seis lições, o novo minicurso disponibiliza informações como: utilização, manutenção, reparos, benefícios, contatos de ONGs e comunidades ciclísticas, entre outras.

Entre os benefícios relatados por meio do minicurso, estão os de ordem física, emocional, psíquica, econômica e social. “Os benefícios são muitos. Eu só posso enxergar essa iniciativa com bons olhos. Queremos que as pessoas sintam o prazer de se locomover pelas próprias pernas, com saúde e segurança. A bicicleta é 360 graus. Ela abre varias portas”, conclui Bergo.

O minicurso “Bicicleta: Saiba usar”, ainda traz em vídeo, um novo método de ensino para os iniciantes, sejam eles, crianças ou adultos.

A ferramenta está disponível aqui. Para ter acesso, basta criar login e senha.