O uso da bicicleta está cada vez mais comum entre as pessoas, seja para o lazer, diversão ou como meio de transporte.  “As maiores cidades brasileiras estão assistindo à grande ascensão da bicicleta, que se torna cada vez mais visível e, por que não, notável”, afirma a página Ciclocidade, associação de ciclistas urbanos de São Paulo, que lançou recentemente uma pesquisa sobre o perfil de quem usa bicicleta em São Paulo.

Minicurso traz conteúdos para quem já pedala e para quem está iniciando no pedal

Para fortalecer “essa realidade, que sempre existiu, seja no interior ou nos grandes centros”, conforme afirma o produtor e ciclista José Renato Bergo, o Acessa SP coloca à disposição de seus usuários o minicurso: “Bicicleta: saiba usar”. A novidade está disponível online e gratuitamente para todos os interessados no tema.

Objetivos

“A escolha do tema se dá devido ao crescente uso das bicicletas como locomoção nas cidades. Com a ampliação e disseminação das ciclovias e ciclofaixas nas cidades, temos um número cada vez maior de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Além disso, o minicurso oferece informações tanto para quem já pedala, como para quem está iniciando no pedal”, comenta Adilson Virno, coordenador do Acessa SP pela Escola do Futuro da USP, responsável pela produção de conteúdos para o Programa.

Conteúdo inclui informações sobre regulagem e manutenção

“O que se tem agora é uma retomada das políticas públicas para este foco, isso devido à crise de transporte, que tem a ver com custos e mobilidade, e também um tanto pela insistência de uma camada jovem, ativista ou não, que busca por cidades mais humanas”, destaca Bergo.

O objetivo do minicurso é facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. O conteúdo inclui tópicos como, regulagem, manutenção, escolha do equipamento e instruções para quem está começando.

“Muitos não sabem que pequenos reparos podem ser feitos pelo próprio ciclista. Situações como um pneu furado ou ajuste de freio, são facilmente resolvidas, mesmo sem uma bicicletaria por perto”, conta Beatriz Victoria, bolsista de iniciação científica. “Nosso minicurso traz essas informações”, reforça.

O minicurso

Dividido em seis lições, o novo minicurso disponibiliza informações como: utilização, manutenção, reparos, benefícios, contatos de ONGs e comunidades ciclísticas, entre outras.

Entre os benefícios relatados por meio do minicurso, estão os de ordem física, emocional, psíquica, econômica e social. “Os benefícios são muitos. Eu só posso enxergar essa iniciativa com bons olhos. Queremos que as pessoas sintam o prazer de se locomover pelas próprias pernas, com saúde e segurança. A bicicleta é 360 graus. Ela abre varias portas”, conclui Bergo.

O minicurso “Bicicleta: Saiba usar”, ainda traz em vídeo, um novo método de ensino para os iniciantes, sejam eles, crianças ou adultos.

A ferramenta está disponível aqui. Para ter acesso, basta criar login e senha.

Veja também:

SP de Bike, dicas de roteiro e vias exclusivas

Manual da bicicleta e do comércio

Ciclovias, ciclofaixas e ciclocidades

Mapas cicloviários municipais (canto direito da página)
*Mapa montado pelos ativistas de cada cidade de forma colaborativa.

 

Compartilhe!
Tagged with:  

7 comentários para Bicicleta: Saiba como usar e fazer a manutenção com o novo minicurso

  1. Outros estados brasileiros deveriam seguir este modelo.

  2. Gibson disse:

    Bom

  3. Roberto Faustino disse:

    como acessar o curso

  4. Fernando disse:

    Parabéns pela iniciativa e manutenção do Curso.

    Assim que possível vou experimentar o Curso.

    Até.

  5. Kenia Santos Amorim disse:

    Legal um curso assim, pode diminuir nossos gastos na bicicletaria.

  6. PAULO SERGIO disse:

    A prefeitura está investindo muito neste meio de transporte limpo a bicicleta, mais a muito ainda que deve ser melhorado principalmente sobre leis para este tipo de locomoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *