O superintendente do programa Acessa SP, Venerando Ribeiro do Valle Junior, e o prefeito de Tremembé, Marcelo Vaqueli, inauguraram nesta sexta-feira (4/12) um posto do Acessa SP na zona rural de Tremembé, no Vale do Paraíba. Além do posto para atender a zona rural foi inaugurado uma unidade do Acessinha, a versão infantil do programa, para crianças de 4 a 10 anos de idade.

Novo Acessa SP está instalado no Centro Educacional de Tremembé e beneficiará mais de mil estudantes

Tanto o posto rural como o Acessinha vão funcionar no Centro Educacional Antônio de Mattos Barros, instalado no Jardim Alberto Ronconi, maior bairro rural de Tremembé. O Centro Educacional, mantido pela Prefeitura de Tremembé, tem 338 alunos na educação infantil (crianças de 1 a 5 anos que ficam na escola/creche em período integral) e 673 estudantes no Ensino Fundamental.

“Com a instalação dos postos do Acessa SP no Centro Educacional esses estudantes poderão usufruir dos recursos da Internet para ampliar o conhecimento”, diz o superintendente do Acessa SP. O posto rural tem, além da conexão a Internet, computadores e impressora para os usuários. O Acessinha oferece smartphones, tablets, videogame e smart TV com conteúdo educativo para as crianças.

Tremembé conta também com uma unidade Acessinha, versão infantil do programa criada para atender crianças de 4 a 10 anos

Todos os moradores do Jardim Alberto Ronconi, e das redondezas, poderão usar os serviços do Acessa SP para navegar na Internet, fazer pesquisas, acessar serviços públicos e até para ensino a distância (EAD). Os serviços são gratuitos. É necessário apenas fazer um cadastro.

Na cidade de Tremembé funciona, desde 2014, um posto do Acessa SP na área urbana. Instalado no bairro Bom Jesus, tem uma média de ocupação de 48%. Somente este ano, de janeiro a outubro, atendeu 6.160 moradores.

Programa de inclusão digital vai beneficiar estudantes e moradores do município no Vale do Paraíba

Criado para promover a inclusão digital, o Acessa SP ganhou capilaridade – em todo o Estado são 849 postos em funcionamento, 40 deles na zona rural, além de 31 unidades do Acessinha. Mais recentemente, o governo do Estado de São Paulo tem realizado investimentos para instalar rede sem fio nos postos. Das 849 unidades, 175 já contam com WiFi.