Desenvolvido pelo Acessa SP, o minicurso usa a metodologia Design Thinking para ensinar a transformar ideias em projetos

O novo minicurso do Acessa SP vai ensinar aos participantes a transformar ideias – e até problemas – em projetos colaborativos e criativos para a sociedade. O minicurso “Transforme problemas em oportunidades” , traz como ferramenta de ensino o método Design Thinking, uma abordagem aplicada em qualquer área do conhecimento para resolver problemas complexos por meio de soluções inovadoras.

“É a primeira iniciativa em formato autoinstrucional em Português. Trata-se de uma oportunidade para pessoas de todas as áreas, não só usuários do Acessa SP, mas todos que tiverem interesse em conhecer um pouco mais sobre o processo e depois se aprofundar em cursos e formações oferecidos por diversas instituições”, explica Priscila Gonsales co-fundadora do Instituto Educadigital e especialista no assunto. ” A ideia desse novo modelo de pensamento é colocar as pessoas no centro da solução e discutir a questão com outras pessoas, que vão ajudar a pensar no problema.”

O minicurso “Transforme problemas em oportunidades” explica, por meio de cinco lições online, o que é a ferramenta, sua utilização, funcionalidades, empatia, colaboração e implantação. O conteúdo engloba lições de casa, dicas para o participante e testes de conhecimentos.

Para cursá-lo é preciso  fazer um cadastro e criar login e senha. Para ter acesso, clique aqui. Uma vez cadastrado, o usuário terá acesso a este e aos demais minicursos já realizados gratuitamente.

Design Thinking
De acordo com o Instituto Educadigital, responsável pelo desenvolvimento do minicurso, entre os resultados proporcionados com o método, está a criação coletiva para a solução de desafios de forma inovadora, a partir do entendimento profundo das necessidades do ser humano.

“O Design Thinking ajuda no desenvolvimento humano, pois foca nas pessoas envolvidas em todo o problema a ser resolvido, trabalha e desenvolve a empatia por parte de quem planeja um produto ou serviço”, explica a especialista. “Além disso, a ferramenta valoriza o erro como parte fundamental do processo, por isso sugere a criação de protótipos, que serão testados e constantemente aprimorados”, completa.

Ao concluir o minicurso o usuário vai perceber que uma vez assimilada a forma de utilização da abordagem, não será necessária a presença de um técnico ou de um especialista para a aplicação das atividades. O entendimento possibilita que qualquer pessoa venha a formar um grupo e desenvolver um trabalho para a resolução de um problema ou desafio dentro do contexto familiar, educacional ou profissional.

“Quanto mais variado o perfil dos participantes, mais ricas e poderosas serão as respostas geradas”, comenta Reinaldo Campos, consultor do instituto Educadigital.

O minicurso
O minicurso “Transforme problemas em oportunidades” foi dividido em cinco lições, entre elas, Transforme problemas em oportunidades (O que é o design e como utilizá-lo e, Como a ferramenta funciona na prática); Empatia; Ideação e Colaboração; Experimentação e Implementação.

Para facilitar a fixação do aprendizado, um questionário com até cinco perguntas é respondido ao término de cada lição. Ao concluir o módulo, o usuário tem acesso ao atestado de conclusão emitido pela Escola do Futuro da USP, responsável pela elaboração dos cursos.

Os conteúdos incluem áudios, imagens, vídeos, ilustrações, testes e links externos.
Além deste, no banco de cursos do Acessa SP existem outros 34 temas, todos disponíveis em meio online ao cidadão. Uma vez cadastrado, o usuário tem acesso a todos os demais cursos, os temas incluem, idiomas, finanças, orientação profissional e empreendedorismo, conscientização ambiental, direitos do consumidor, segurança na internet.

Compartilhe!
Tagged with:  

3 comentários para Novo minicurso ajuda transformar problemas em oportunidades

  1. Elisangela disse:

    O “clique aqui” não funcionou! Tem outro acesso para o cadastro?

  2. Fernando disse:

    Boa!

    Quem sabe a atual Administração de São Vicente SP aprenda soluções para a crise político-financeira por qual passamos rs rs rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *