O programa de inclusão digital do governo paulista criou as trilhas para orientar os cidadãos a navegar na internet em busca de profissão, emprego e carreira

 

A Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão (STSC) está criando novos serviços para o programa de inclusão digital AcessaSP. Uma das novidades é o projeto Trilhas do Conhecimento, que será implementado este ano e nasce com um piloto, dirigido para os jovens que concluíram ou concluirão em breve o Ensino Médio, não entraram em uma faculdade e não sabem o que fazer, ou precisam de um trabalho para continuar os estudos.

O principal objetivo do projeto é construir trilhas: a partir de uma seleção criteriosa de conteúdo já publicado em meios eletrônicos, disponibilizar conjuntos estruturados de serviços e oportunidades online, para orientar diferentes públicos sobre temas variados voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal. O piloto foca na conclusão do Ensino Médio e preparação da vida profissional, mas já traz informações sobre as Trilhas Emprego e Empreendedorismo, que serão publicadas em março.

“A Trilha do Ensino Médio pretende ajudar os jovens que terminaram essa etapa dos estudos, mas não entraram em uma faculdade por diferentes razões a ampliar seu horizonte de possibilidades profissionais, no curto, médio e longo prazo, por meio da internet”, explica Cibele Franzese, assessora da STSC. “Durante a implementação do piloto vamos interagir com os usuários e monitores do AcessaSP, para construirmos as Trilhas do Emprego e do Empreendedorismo de forma colaborativa”, acrescenta Cibele.

Disponível no portal, a Trilha traz informações sobre testes vocacionais, inclusive online, com auxílio de psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira; dicas sobre profissões e o mercado de trabalho; recomendações para quem quer continuar os estudos e precisa trabalhar; além de relacionar cursos livres e técnicos, todos gratuitos. O conteúdo inclui, ainda, dicas de como se portar em uma entrevista e nas redes sociais, como (e onde) tirar documentos e ensina a fazer um currículo.

O projeto piloto também traz orientações e dicas para os jovens que querem ter seu próprio negócio. “Praticamente quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa”, comenta Cibele, citando recente pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2015 e patrocinada pelo Sebrae no Brasil. O levantamento mostra que, no ano passado, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos, e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%.

O projeto Trilhas do Conhecimento que será lançado em março vai trazer uma seleção detalhada de conteúdo online sobre Emprego e Empreendedorismo. O subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Julio Semeghini, lembra que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,6% em janeiro (IBGE) e as previsões dos economistas não são nada otimistas, indicando que o desemprego deve continuar subindo e afetará, também, os empregos com carteira assinada que vêm se mantendo relativamente estáveis.

“O AcessaSP é mais do que um programa de inclusão digital e visa promover o empoderamento digital”, diz Semeghini. “Nesta nova fase, o programa passa a facilitar o acesso a conteúdos para ajudar as pessoas a encontrar um trabalho ou abrir seu negócio, além de manter os serviços que já oferece”, informa Semeghini. Com 850 unidades instaladas e distribuídas pelo território do Estado de São Paulo, o programa oferece computadores e internet gratuitamente para a população navegar pela Web, fazer cursos ou acessar serviços públicos em meio eletrônico.

O conteúdo das Trilhas do Conhecimento poderá ser acessado de qualquer lugar e por meio de diferentes dispositivos – desktop, notebooks ou smartphones. Quem não tem internet, pode usar os serviços do AcessaSP. Para saber se tem uma unidade em sua cidade, acesse o Catálogo de Postos.

AcessaSP

Criado em 2000, o programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo completou 15 anos em julho de 2015. O AcessaSP tem como missão promover o empoderamento digital do cidadão oferecendo infraestrutura gratuita de tecnologia e comunicação, orientação, informação e formação, em um ambiente colaborativo.

As Trilhas do Conhecimento são conjuntos estruturados de serviços e oportunidades governamentais e privados para orientar o usuário em sua realização profissional e pessoal, por meio da inclusão digital qualificada e do empoderamento digital. O projeto Trilhas é resultado de um trabalho da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, da Prodesp (Empresa de Tecnologia do Estado), e da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *