Faça o teste e descubra as competências que você precisa desenvolver para conduzir um negócio.

O Mapa de Competências (conhecimento, habilidade e atitude) revela qual o seu grau de capacitação para conduzir um negócio. É simples: você segue as orientações para preenchê-lo e, no final, terá a visão daquilo que domina e em que precisa se capacitar para ter sucesso.

Por meio do Mapa, são identificadas 22 competências consideradas importantes para o sucesso de qualquer negócio, independente do seu porte. Essas competências são mapeadas a partir de seu domínio, ou seja, o quanto você conhece a respeito de determinada capacidade e o quanto consegue usá-la adequadamente em sua rotina de trabalho.

O mapa é composto de três tipos de competências: técnicas, estratégicas e comportamentais.

Abaixo, uma definição do que representam, dentro do seu negócio.

Habilidades e domínios

O empreendedor deve desenvolver habilidades e domínios para gerir o negócio. Veja resumidamente quais são essas habilidades:

Técnicas – Competências que fazem parte da atividade operacional de seu negócio: produção, processos, controles das finanças e dos materiais, vendas e distribuição. Enfim, todos os aspectos práticos do dia a dia.

Estratégicas – Competências referentes à sua visão sobre o mercado e tendências, e sobre as mudanças que impactam seu negócio. Diz respeito à forma como você explora as informações disponíveis no mercado sobre associativismo, análise e planejamento, gestão de pessoas, marketing e outros conhecimentos. Tem a ver com o modo como você pensa sobre seu negócio.

Comportamentais – Competências que facilitam seu relacionamento com outros empreendimentos, com fornecedores e clientes. É a maneira de empreender, negociar e liderar pessoas e equipes.

Essas competências estão ligadas à sua forma de ser e de interagir. Fazem parte de sua postura diante dos negócios e de seu comportamento como empreendedor.

O preenchimento do Mapa é fácil. Você precisa compreender a graduação utilizada e a definição das 22 competências. A graduação é dividida em três tens:

Domínio avançado – Quer dizer que você conhece bem e sabe usar a competência de forma ampla em seu negócio.

Domínio intermediário – Significa que ainda existe como explorar mais a competência para tirar o máximo proveito.

Domínio básico – Quer dizer que a utilização da competência ainda é tímida. Você tem que utilizar mais essa competência para obter bons resultados.

Clique aqui e comece o seu teste!