Faça o teste e descubra as competências que você precisa desenvolver para conduzir um negócio.

O Mapa de Competências (conhecimento, habilidade e atitude) revela qual o seu grau de capacitação para conduzir um negócio. É simples: você segue as orientações para preenchê-lo e, no final, terá a visão daquilo que domina e em que precisa se capacitar para ter sucesso.

Por meio do Mapa, são identificadas 22 competências consideradas importantes para o sucesso de qualquer negócio, independente do seu porte. Essas competências são mapeadas a partir de seu domínio, ou seja, o quanto você conhece a respeito de determinada capacidade e o quanto consegue usá-la adequadamente em sua rotina de trabalho.

O mapa é composto de três tipos de competências: técnicas, estratégicas e comportamentais.

Abaixo, uma definição do que representam, dentro do seu negócio.

Habilidades e domínios

O empreendedor deve desenvolver habilidades e domínios para gerir o negócio. Veja resumidamente quais são essas habilidades:

Técnicas – Competências que fazem parte da atividade operacional de seu negócio: produção, processos, controles das finanças e dos materiais, vendas e distribuição. Enfim, todos os aspectos práticos do dia a dia.

Estratégicas – Competências referentes à sua visão sobre o mercado e tendências, e sobre as mudanças que impactam seu negócio. Diz respeito à forma como você explora as informações disponíveis no mercado sobre associativismo, análise e planejamento, gestão de pessoas, marketing e outros conhecimentos. Tem a ver com o modo como você pensa sobre seu negócio.

Comportamentais – Competências que facilitam seu relacionamento com outros empreendimentos, com fornecedores e clientes. É a maneira de empreender, negociar e liderar pessoas e equipes.

Essas competências estão ligadas à sua forma de ser e de interagir. Fazem parte de sua postura diante dos negócios e de seu comportamento como empreendedor.

O preenchimento do Mapa é fácil. Você precisa compreender a graduação utilizada e a definição das 22 competências. A graduação é dividida em três tens:

Domínio avançado – Quer dizer que você conhece bem e sabe usar a competência de forma ampla em seu negócio.

Domínio intermediário – Significa que ainda existe como explorar mais a competência para tirar o máximo proveito.

Domínio básico – Quer dizer que a utilização da competência ainda é tímida. Você tem que utilizar mais essa competência para obter bons resultados.

Clique aqui e comece o seu teste!

Categorias: Notícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.