Está em busca de uma requalificação profissional? No mês de março, acontece a 1ª etapa da Maratona da Qualificação do Via Rápida Emprego, programa estadual de capacitação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet.

Durante um mês, unidades móveis oferecerão 21 cursos para 750 pessoas nos municípios de Barretos, Marília, Itanhaém e Praia Grande. As aulas envolvem conhecimentos específicos e serão ministradas por profissionais do Centro Paula Souza.

Na 2ª etapa, prevista para abril, será a vez das cidades de Cesário Lange, Itapevi, Guarulhos e Taubaté receber a ação que capacitará mais de 810 pessoas em 24 modalidades.

Como participar
As inscrições para os cursos do Via Rápida Emprego devem ser realizadas pelo site do programa.  Os documentos necessários são RG e CPF. É preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso.

A seleção é feita pela (SDECTI), que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados ou mulheres arrimo de família têm prioridade.

Os postos do AcessaSP dispõem de monitoras(es) capacitados a oferecer instruções sobre o preenchimento do cadastro.

Sobre os cursos

As 29 carretas do Via Rápida oferecem mais de 60 opções de cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de confecção industrial, imagem pessoal, indústria, manutenção automotiva, hospitalidade, produção alimentícia, confecção artesanal, panificação e açougue, manutenção de motos, instrumentação-petróleo e gás, automação industrial, refrigeração e climatização, comandos hidráulicos e pneumáticos, metrologia e soldagem.

Os veículos têm área interna 60 m² a 80m² e são equipados com instrumentos necessários para cada tipo de modalidade. Cada unidade atende até 20 alunos por turma. As aulas têm duração de 60 a 100 horas e são realizadas de segunda a sexta, em três períodos.

Fonte: Portal do Governo do Estado

Categorias: AgendaNotícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.

4 comentários

Ana lucia borges · 05/04/2016 às 14:54

nessecito de alguma vaga de trabalho que possao me dar a primeira carteira registrada pois ainda nao consegui ter um registro, eu aguardo, obrigada.

ana ligia ferreira de souza · 18/03/2016 às 6:52

eu necessito de um emprego

Gilberto Ottoni Marques Pereira · 17/03/2016 às 13:48

QUAIS OS LOCAIS ATUAIS DAS CARRETAS,E OS HORÁRIOS ?

David · 15/03/2016 às 10:59

Quero participar, de Curso do via rápido emprego. Pode ser: assistente de cabeleireiro ou Curso de Vigilante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *