O iMOM foi criado para facilitar a vida de mães e gestantes. Desenvolvido por universitários de Mato Grosso do Sul, o aplicativo gratuito tem versões para os sistemas IOS e Android. O enfermeiro Alexandre Rodrigues Mendonça, colaborador do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), conta que um dos diferenciais do app é a interatividade. Além de consultar conteúdos, a usuária pode tirar dúvidas com profissionais de saúde e deixar perguntas públicas, que outras mães ou gestantes podem responder.

“A equipe profissional que dá suporte ao aplicativo gratuito é toda composta por profissionais que atuam no HU-UFGD. Isso faz da ferramenta uma extensão da maternidade, de forma que a mãe recebe alta, vai para casa com o bebê, mas pode continuar em contato, tirando dúvidas e trocando ideias com o corpo consultivo e com outras mães e gestantes”, explica Mendonça.

Um dos principais assuntos abordados no aplicativo gratuito iMom, e que deu início à pesquisa, é o aleitamento materno. Periodicamente, são publicados textos sobre amamentação, como aleitamento de gêmeos, uso do leite de vaca, aplicação de compressas nas mamas, fases do leite materno, doação de leite humano, entre outros.

Interação

A enfermeira obstétrica Renata Rodrigues de Paula trabalha há seis anos na área de gestação e parto e é uma das profissionais do corpo consultivo do iMom. Ela diz que “uma das necessidades no setor da saúde é o atendimento multiprofissional e transdisciplinar. Esse aplicativo agrega virtualmente pontos de vista de vários profissionais especialistas e proporciona que a paciente receba a melhor conduta para seu caso”.

Além de Mendonça e Renata, o corpo consultivo do iMom reúne mais uma enfermeira e doula, duas médicas ginecologistas, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e uma nutricionista. Os temas publicados estão disponíveis no blog e as novidades podem ser acompanhadas, ainda, pela página do aplicativo no Facebook.

Do Portal Brasil com informações do Ministério da Saúde e Hospital Universitário da UFGD

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *