O Instituto Akatu, em parceria com a Braskem, lança o Percurso “Turma que Recicla” do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade. O novo conteúdo reúne diversos recursos pedagógicos, como animação em vídeo, infográficos, jogos, dicas e materiais de apoio, para que professores promovam entre alunos e toda a comunidade escolar a conscientização sobre a importância de gerar menos resíduos e descartá-los corretamente.

“Para estimular o uso pelas crianças, o novo percurso “Turma que Recicla” traz atividades gamificadas e fala de forma simples e didática, entre muitos assuntos, sobre o papel dos catadores, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as embalagens. Esse assunto já era tratado em outros percursos do Edukatu, mas, devido a sua grande importância, percebemos que merecia um destaque ainda maior”, explica Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu.

Renata Ebert, responsável pelos projetos sociais da Braskem, acrescenta: “A atuação no Edukatu reafirma o comprometimento da Braskem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O novo percurso aborda consumo consciente, reciclagem e reúso, temas presentes neste compromisso.”

Dentro do percurso, o Edukatu também lançou um novo jogo, chamado “ReciclaKi”, em que estudantes transformam-se em catadores de recicláveis e aprendem sobre a importância de separar e destinar corretamente os diversos materiais.

Enquanto uma esteira fica em movimento com materiais de plástico, metal, papel, vidro, não-recicláveis e itens perigosos, um cronômetro marca a contagem regressiva de 60 segundos e um placar mostra a quantidade de itens separados corretamente. O objetivo do participante é triar o maior número de itens no menor espaço de tempo e aprender mais sobre o descarte correto dos materiais. O game está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

A plataforma Edukatu é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.(Com Assessoria de Imprensa)

Para jogar “ReciclaKi” basta acessar o site .

Categorias: Notícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *