Considerado o maior evento de software livre da América Latina, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISol) acontece desde 2005 em praticamente todos os países do continente. São diversas iniciativas, a critério de cada local, mas todas com a proposta de mostrar ao público a filosofia, a abrangência, os avanços e o desenvolvimento dos programas não proprietários.

Em Ilha Solteira, o FLISol vai acontecer dentro de uma unidade do Acessa SP, dia 16 de abril, organizado pelos coordenadores Valdir Barbosa e Ana Luiza.

A cidade vai promover um evento do FLISoL pelo segundo ano consecutivo, com apoio do Acessa SP, dos funcionários da Unesp e da prefeitura. As atividades serão destinadas a todos os públicos: estudantes, empresários, trabalhadores, fãs e até mesmo pessoas que não têm muito conhecimento de informática.

Durante todo o evento haverá palestras e oficinas sobre temas locais, nacionais e latino-americanos relacionados a software livre, nos aspectos artístico, acadêmico, empresarial e social. Os palestrantes confirmados são: Elias de Carvalho Silveira (Unesp – Faculdade de Engenharia – Ilha Solteira); Douglas Vigliazzi (Unesp – Ieamar – São Vicente); Valdir Barbosa (Unesp – Faculdade de Engenharia – Ilha Solteira); Demilson Quintão (Unesp – Ipmet – Bauru); Emanuel Rocha Woiski (Unesp – Faculdade de Engenharia – Ilha Solteira).

O FLISol também abriga a Install Fest, espaço aberto onde os visitantes podem levar seus notebooks para configurar, sem custo, sistemas operacionais e programas de uso livre.

As inscrições podem ser feitas pelo portal.