Considerado o maior evento de software livre da América Latina, o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISol) acontece desde 2005 em praticamente todos os países do continente. São diversas iniciativas, a critério de cada local, mas todas com a proposta de mostrar ao público a filosofia, a abrangência, os avanços e o desenvolvimento dos programas não proprietários.

Em Ilha Solteira, o FLISol vai acontecer dentro de uma unidade do Acessa SP, dia 16 de abril, organizado pelos coordenadores Valdir Barbosa e Ana Luiza.

A cidade vai promover um evento do FLISoL pelo segundo ano consecutivo, com apoio do Acessa SP, dos funcionários da Unesp e da prefeitura. As atividades serão destinadas a todos os públicos: estudantes, empresários, trabalhadores, fãs e até mesmo pessoas que não têm muito conhecimento de informática.

Durante todo o evento haverá palestras e oficinas sobre temas locais, nacionais e latino-americanos relacionados a software livre, nos aspectos artístico, acadêmico, empresarial e social. Os palestrantes confirmados são: Elias de Carvalho Silveira (Unesp – Faculdade de Engenharia – Ilha Solteira); Douglas Vigliazzi (Unesp – Ieamar – São Vicente); Valdir Barbosa (Unesp – Faculdade de Engenharia – Ilha Solteira); Demilson Quintão (Unesp – Ipmet – Bauru); Emanuel Rocha Woiski (Unesp – Faculdade de Engenharia – Ilha Solteira).

O FLISol também abriga a Install Fest, espaço aberto onde os visitantes podem levar seus notebooks para configurar, sem custo, sistemas operacionais e programas de uso livre.

As inscrições podem ser feitas pelo portal.

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.