O projeto Vilacine Educação é voltado a escolas públicas e particulares. Uma parceria entre a Unibes Cultural e o Vilacine, a iniciativa tem como proposta estimular uma nova maneira de transmitir conhecimento por meio da sétima arte. Todas as segundas-feiras, às 10h30, o centro de cultura oferece uma programação com diversos filmes sobre o cotidiano. A ideia é trabalhar os conceitos transversais do MEC, como ética, pluralidade cultural, ambiente, saúde e orientação sexual.

A curadoria é do cineasta Raphael Aguinaga, do Cine Joia. As sessões são gratuitas e as vagas podem ser reservadas pelo e-mail: inscricao@unibescultural.org.br.

Confira a programação

18/4 – Caminho De Volta
O fotógrafo André Câmara tem 45 anos e constituiu família em Londres. Já a idosa Maria do Socorro, 87 anos, mora em Nova York com o filho, que vai se casar. Ambos deixaram o Brasil há muitos anos e agora o que mais querem é retornar à terra natal, mas esse caminho se revela tortuoso.

25/4 – Pauê
A trajetória de vida e a carreira esportiva de Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê – um surfista que perdeu as duas pernas em um acidente de trem aos dezoito anos de idade e que superou todas as dificuldades para se tornar campeão mundial de surfe – , narrada por meio de depoimentos de amigos, familiares e atletas, com a participação do próprio Pauê.

2/5 – Jardim Ângela
Documentário sobre a periferia de São Paulo, mais precisamente sobre o bairro Jardim Ângela, que durante muitos anos liderou o ranking das regiões mais violentas da Grande São Paulo. Com cópia final em 35 mm e 71 minutos de duração, o documentário foi feito a partir de uma oficina de cinema ministrada pela Associação Cultural Kinoforum. A associação promove inclusão audiovisual na periferia da cidade, proporcionando aos alunos a possibilidade de documentar a comunidade onde vivem em curtas

9/5 – O Último Poema
Documentário conta a história de Helena Maria Balbinot, uma mulher apaixonada por poesia que teve a grande oportunidade de se corresponder com um dos maiores poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade. Os dois trocaram cartas por 24 anos e ela, respeitosamente se referia a ele como Sr. Drummond.

16/5 – Invasores
A trama gira em torno de Cláudia, uma jovem moradora da periferia de São Paulo que sonha estudar música na Universidade de São Paulo. As vésperas do vestibular, conta com a ajuda de seu namorado para invadir escolas de música e centros culturais da cidade à procura de lugares para estudar.

23/5 – Junho
O documentário mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. A revolta de proporção nacional ganhou expressão em São Paulo, quando uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público foi duramente reprimida pelas forças policiais. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu, ganhou o país e mais de um milhão de pessoas foram às ruas.

30/5 – Margareth Mee
A história da artista botânica britânica Margaret Mee, que se mudou para o Brasil na década de 1950 e produziu várias ilustrações sobre a flora brasileira.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: inscricao@unibescultural.org.br
Local: Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré
Mais informações: (11) 3065-4333
www.unibescultural.org.br

Do Portal ARede

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *