O projeto Vilacine Educação é voltado a escolas públicas e particulares. Uma parceria entre a Unibes Cultural e o Vilacine, a iniciativa tem como proposta estimular uma nova maneira de transmitir conhecimento por meio da sétima arte. Todas as segundas-feiras, às 10h30, o centro de cultura oferece uma programação com diversos filmes sobre o cotidiano. A ideia é trabalhar os conceitos transversais do MEC, como ética, pluralidade cultural, ambiente, saúde e orientação sexual.

A curadoria é do cineasta Raphael Aguinaga, do Cine Joia. As sessões são gratuitas e as vagas podem ser reservadas pelo e-mail: inscricao@unibescultural.org.br.

Confira a programação

18/4 – Caminho De Volta
O fotógrafo André Câmara tem 45 anos e constituiu família em Londres. Já a idosa Maria do Socorro, 87 anos, mora em Nova York com o filho, que vai se casar. Ambos deixaram o Brasil há muitos anos e agora o que mais querem é retornar à terra natal, mas esse caminho se revela tortuoso.

25/4 – Pauê
A trajetória de vida e a carreira esportiva de Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê – um surfista que perdeu as duas pernas em um acidente de trem aos dezoito anos de idade e que superou todas as dificuldades para se tornar campeão mundial de surfe – , narrada por meio de depoimentos de amigos, familiares e atletas, com a participação do próprio Pauê.

2/5 – Jardim Ângela
Documentário sobre a periferia de São Paulo, mais precisamente sobre o bairro Jardim Ângela, que durante muitos anos liderou o ranking das regiões mais violentas da Grande São Paulo. Com cópia final em 35 mm e 71 minutos de duração, o documentário foi feito a partir de uma oficina de cinema ministrada pela Associação Cultural Kinoforum. A associação promove inclusão audiovisual na periferia da cidade, proporcionando aos alunos a possibilidade de documentar a comunidade onde vivem em curtas

9/5 – O Último Poema
Documentário conta a história de Helena Maria Balbinot, uma mulher apaixonada por poesia que teve a grande oportunidade de se corresponder com um dos maiores poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade. Os dois trocaram cartas por 24 anos e ela, respeitosamente se referia a ele como Sr. Drummond.

16/5 – Invasores
A trama gira em torno de Cláudia, uma jovem moradora da periferia de São Paulo que sonha estudar música na Universidade de São Paulo. As vésperas do vestibular, conta com a ajuda de seu namorado para invadir escolas de música e centros culturais da cidade à procura de lugares para estudar.

23/5 – Junho
O documentário mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. A revolta de proporção nacional ganhou expressão em São Paulo, quando uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público foi duramente reprimida pelas forças policiais. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu, ganhou o país e mais de um milhão de pessoas foram às ruas.

30/5 – Margareth Mee
A história da artista botânica britânica Margaret Mee, que se mudou para o Brasil na década de 1950 e produziu várias ilustrações sobre a flora brasileira.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: inscricao@unibescultural.org.br
Local: Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré
Mais informações: (11) 3065-4333
www.unibescultural.org.br

Do Portal ARede

Categorias: AgendaNotícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *