Com o objetivo de disseminar conhecimentos básicos sobre a internet, a Mozilla acaba de lançar o mapa “Alfabetização Web” (Web Literacy). A ideia é ensinar as pessoas habilidades e competências essenciais, como usar motores de busca, conceitos básicos de design, fundamentos de privacidade online, compreensão sobre trabalho cooperativo, licenciamento de código-fonte aberto e edição de conteúdos (remixing).

Além de textos e entrevistas, o mapa oferece atividades práticas e tutoriais, com dicas para preparar uma aula. Todo o conteúdo, porém, está em inglês. Desenvolvida por uma equipe de voluntários da Mozilla, a plataforma recebeu contribuições de pesquisadores, educadores, cientistas e empresários. “Seja você um usuário de smartphone de primeira viagem ou um programador formado, nós o encorajamos a explorar o mapa e usá-lo como um recurso para ensinar e aprender sobre a web”, convida An-Me Chung, diretora de parcerias estratégicas da Fundação Mozilla.O Mapa de Alfabetização Web está disponível no site.

Categorias: Notícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *