Boa parte da procura por oportunidades profissionais acontece no ambiente virtual, tornando o processo mais fácil e rápido, uma vez que é possível fazer as pesquisas a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Contudo, essa modernização eventualmente traz riscos em termos de segurança. Muitas das informações do currículo podem ser usadas contra o candidato, caso ele não seja cuidadoso com o que compartilha. Confira dicas da empresa Norton para garantir a privacidade e a segurança de seus dados, nesse momento:

1) Limite os dados de contato oferecidos. Evite fornecer endereço residencial e links para redes sociais. Você pode criar uma conta de e-mail específica para sua busca por trabalho, a fim de filtrar as comunicações indesejadas;

2) Seja seletivo sobre onde publica seu currículo. Procure sites com boa reputação e que ofereçam uma política de privacidade, a qual deve ser lida cuidadosamente. Procure um selo de segurança, como Trust ou BBBOnLine.

3) Reduza as informações pessoais. É comum que sites de emprego solicitem data de nascimento, nome da mãe ou número da previdência social do candidato. No entanto, é necessário ter atenção ao fornecer esses dados: na maioria dos casos, um empregador legítimo solicitará esses detalhes em um formulário a ser preenchido no próprio portal, e nunca via e-mail ou em janelas pop-up. Esses recursos podem ser utilizados por invasores que tentam roubar ou comprometer sua identidade.

4) Faça uma lista de todos os lugares nos quais se inscreveu para uma vaga ou publicou seu currículo, para excluir o arquivo ou cadastro depois de ter encontrado um emprego. Isso vai impedir que os seus dados fiquem disponíveis e vulneráveis por muito tempo na rede.

5) Fique atento a armadilhas. Os cibercriminosos buscam constantemente por chances de se aproveitar dos candidatos e enviam mensagens para enganá-los. Se a descrição da oportunidade parecer boa demais para ser verdade, é provável que seja falsa. Cheque as mídias sociais e faça uma pesquisa na internet com o nome da empresa ou do recrutador para confirmar se são verdadeiros.

Trilhas do Conhecimento 

Terminou o ensino médio e não sabe o que fazer? As Trilhas do Conhecimento  do AcessaSP trazem informações sobre testes vocacionais, inclusive online, com auxílio de psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira; dicas sobre profissões e o mercado de trabalho; recomendações para quem quer continuar os estudos e precisa trabalhar; além de relacionar cursos livres e técnicos, todos gratuitos.

Clique aqui e conheça.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *