Se antes a preocupação com vírus e invasões se restringia aos computadores, agora se estende aos celulares. Transações bancárias, e-mails e informações pessoais precisam ser protegidos. Por isso, fabricantes já realizam adaptações nos aparelhos. “Devemos utilizar os recursos de segurança existentes nos modelos, que garantem sigilo e evitam surpresas desagradáveis”, explica Fernando da Silva Oliveira Neto, coordenador de Marketing da empresa Vi. Ele dá algumas dicas de ferramentas. Confira:

1) Nuvem: O espaço online é destinado a salvar imagens, áudios, vídeos, contatos, documentos, SMS, históricos de mensagens de aplicativos, entre outros arquivos. O especialista explica que basta ter uma conta em um serviço de nuvem e direcionar documentos para lá. Assim, é possível recuperar arquivos rapidamente, além de não ocupar espaço no celular.

 

2) Modo Visitante: Disponível em celulares Android a partir da versão 4.2. Quando ativado, libera recursos para uso, como ligações e acesso à internet, mas não deixa o usuário ver arquivos e informações. Dessa forma é possível emprestar o aparelho sem se preocupar.

3) Serviço de localização: Serve para bloquear smartphones roubados ou perdidos. Sem uma senha específica, ninguém conseguirá usar. “No caso dos telefones Meizu, existe o Phone Finder, que é completamente integrado ao telefone e permite localizar, bloquear, enviar mensagens à pessoa que encontrou o telefone, informando como entrar em contato com o proprietário e, em último caso, apagar os dados remotamente”, exemplifica Neto.

 

4) Criptografia: “Ao ativá-la, o sistema codifica as informações no aparelho e impede que outras pessoas e as utilizem sem uma chave definida pelo usuário”, diz Neto. Trata-se de uma camada de proteção de dados. Alguns celulares também têm espaços protegidos por senha. Vale a pena usar as duas ferramentas.

Saiba mais sobre criptografia e segurança de dados na reportagem abaixo:

 

Compartilhe!

Um comentário Dicas para proteger o seu celular

  1. Sobre vírus e invasões, vale destacar a importância de um anti-vírus também. Eles podem oferecer proteção contra vírus e recusos anti-furto. Uma boa dica é o anti-vírus ESET Link

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *