Entrevistas de emprego são momentos em que os recrutadores conhecem melhor os candidatos, mas também servem do outro lado: são a chance de quem está concorrendo à vaga saber se a empresa realmente atende suas expectativas. Mas não se trata de perguntar apenas salário e benefícios. Tampouco abordar temas que já deveria saber. Afinal, fazer uma pesquisa sobre a empresa é tarefa básica antes da entrevista.

É importante fazer questionamentos pertinentes, sobre os processos de trabalho, a equipe, o ambiente, as tarefas atribuídas ao cargo pleiteado. Essa postura demonstra interesse e proatividade.

Veja exemplos de perguntas interessantes que podem ajudar em processos seletivos:

1) Qual é o momento atual da empresa? Estão passando por uma expansão ou reestruturação? Pretendem ampliar o quadro de colaboradores para continuar crescendo?

2) Quais são as perspectivas de crescimento para a vaga que estou concorrendo?

3) Quais os desafios da área a que estarei ligado, se eu for escolhido?

4) Além do conhecimento profissional, quais características comportamentais são essenciais?

5) Há uma equipe no departamento? Quem são essas pessoas e o que fazem?

6) Como essa função se integra ao restante da área e por que é importante para a empresa?

7) O que se espera da pessoa que vai ocupar esta vaga?

Fonte: CEBRAC.

Trilhas do Conhecimento 

Terminou o ensino médio e não sabe o que fazer? As Trilhas do Conhecimento  do AcessaSP trazem informações sobre testes vocacionais, inclusive online, com auxílio de psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira; dicas sobre profissões e o mercado de trabalho; recomendações para quem quer continuar os estudos e precisa trabalhar; além de relacionar cursos livres e técnicos, todos gratuitos.

Clique aqui e conheça.

Categorias: Notícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.

2 comentários

Esli R. Silva · 27/06/2016 às 13:27

Excelente s informações !!!

Esli · 27/06/2016 às 13:25

Excelente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *