O posto do AcessaSP da sua cidade pode ser mais do que um ponto de acesso à internet. Nesse espaço, qualquer cidadão pode propor atividades e criar um lugar ainda mais útil e atrativo para a sua comunidade. Uma boa pedida é montar uma brinquedoteca num cantinho da sala – projeto que não requer grandes recursos de investimento ou de mão de obra. A brinquedoteca pode ser realizada com ajuda das próprias crianças que usarão o espaço depois.

Confira o passo a passo, converse com o monitor do posto e adapte essa proposta à sua realidade:

Tenha como objetivos:
• Montar uma brinquedoteca;
• Conhecer a variedade de brinquedos e brincadeiras, no Brasil e na região, para selecionar aqueles que vão compor o espaço;
• Confeccionar brinquedos;
• Organizar o evento de abertura da brinquedoteca.

Materiais necessários:
• Papéis, canetinhas, lápis e gizes coloridos;
• Materiais recicláveis (papelão, madeira, tecido etc.).

Sugestão de encaminhamento:
Roda de conversa – Converse com as crianças da região sobre os brinquedos e as brincadeiras que elas mais gostam. Eles podem escrever suas preferências em um papel. Você também pode relembrar suas brincadeiras de infância e explicar a elas, caso não conheçam. Depois, proponha a montagem de uma brinquedoteca, explicando o que é e como pode ser organizada. Como inspiração, leve-os a pesquisar imagens na internet.

Pesquisa – Organize as crianças em grupos para pesquisar o que pode compor a ludoteca. Ressalte que é importante ter uma variedade de sugestões, inclusive de diversas regiões do Brasil e de diferentes épocas. Outra estratégia é desenvolver um questionário para que cada uma entreviste pais, avós, tios e vizinhos. É importante fazer um registro do que for encontrado, pois isso será necessário no momento da montagem.

Confeccionando brinquedos e regras de brincadeiras: o catálogo – Com base na seleção, organize as crianças para confeccionar os brinquedos com materiais recicláveis e para elaborar as regras das brincadeiras e instruções de uso, criando um catálogo para visitantes.

Organizando o espaço da brinquedoteca – Proponha ao grupo pensar em uma decoração criativa do espaço! É interessante que o local fique bem colorido, com imagens e textos que remetam ao universo da brincadeira.

O evento de abertura – Para celebrar o novo espaço, é possível fazer um evento de abertura. As crianças podem elaborar convites e cartazes para distribuir pela comunidade. Na festa, pode-se envolver os convidados a participar de jogos.

Com informações da Plataforma do Letramento

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *