O posto do AcessaSP da sua cidade pode ser mais do que um ponto de acesso à internet. Nesse espaço, qualquer cidadão pode propor atividades e criar um lugar ainda mais útil e atrativo para a sua comunidade. Uma boa pedida é montar uma brinquedoteca num cantinho da sala – projeto que não requer grandes recursos de investimento ou de mão de obra. A brinquedoteca pode ser realizada com ajuda das próprias crianças que usarão o espaço depois.

Confira o passo a passo, converse com o monitor do posto e adapte essa proposta à sua realidade:

Tenha como objetivos:
• Montar uma brinquedoteca;
• Conhecer a variedade de brinquedos e brincadeiras, no Brasil e na região, para selecionar aqueles que vão compor o espaço;
• Confeccionar brinquedos;
• Organizar o evento de abertura da brinquedoteca.

Materiais necessários:
• Papéis, canetinhas, lápis e gizes coloridos;
• Materiais recicláveis (papelão, madeira, tecido etc.).

Sugestão de encaminhamento:
Roda de conversa – Converse com as crianças da região sobre os brinquedos e as brincadeiras que elas mais gostam. Eles podem escrever suas preferências em um papel. Você também pode relembrar suas brincadeiras de infância e explicar a elas, caso não conheçam. Depois, proponha a montagem de uma brinquedoteca, explicando o que é e como pode ser organizada. Como inspiração, leve-os a pesquisar imagens na internet.

Pesquisa – Organize as crianças em grupos para pesquisar o que pode compor a ludoteca. Ressalte que é importante ter uma variedade de sugestões, inclusive de diversas regiões do Brasil e de diferentes épocas. Outra estratégia é desenvolver um questionário para que cada uma entreviste pais, avós, tios e vizinhos. É importante fazer um registro do que for encontrado, pois isso será necessário no momento da montagem.

Confeccionando brinquedos e regras de brincadeiras: o catálogo – Com base na seleção, organize as crianças para confeccionar os brinquedos com materiais recicláveis e para elaborar as regras das brincadeiras e instruções de uso, criando um catálogo para visitantes.

Organizando o espaço da brinquedoteca – Proponha ao grupo pensar em uma decoração criativa do espaço! É interessante que o local fique bem colorido, com imagens e textos que remetam ao universo da brincadeira.

O evento de abertura – Para celebrar o novo espaço, é possível fazer um evento de abertura. As crianças podem elaborar convites e cartazes para distribuir pela comunidade. Na festa, pode-se envolver os convidados a participar de jogos.

Com informações da Plataforma do Letramento

Categorias: Notícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *