Estão abertas as inscrições para o Torneio de Robótica First Lego League (FLL), organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Podem participar estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas ou particulares. Grupos de amigos também podem montar as chamadas equipes de “garagem” e entrar na disputa. A inscrição deve ser feita no site até dia 30 de setembro.

O primeiro passo é formar a equipe, que pode ter de 2 a 10 competidores. Depois, vem o desafio Animal Allies, tema da nova temporada: cada time terá de mergulhar em pesquisas sobre a relação entre humanos e animais e descobrir de que maneira um interfere na vida do outro.

Com base nessa interação, as equipes apresentarão um projeto de pesquisa. Um problema do mundo real será pesquisado e a solução será compartilhada com todos. Há, também, a prova do Design de Robô, em que os alunos planejam, projetam e constroem robôs com peças Lego. No Desafio do Robô, as máquinas precisam cumprir missões na mesa da competição, em partidas de até dois minutos e meio. E, finalmente, na prova de Core Values, o que vale é o trabalho em equipe.

A fase regional da competição começa em outubro. O calendário com as datas e locais será divulgado nos próximos dias. A disputa está confirmada em 12 estados: Amazonas, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. As melhores equipes estaduais vão para a etapa nacional, em 2017.

Mais informações clique aqui.

Conheça o First Lego League 2016