O Encontro Regional “Trabalho & Emprego”, realizado dia 18 de outubro, no posto do AcessaSP do Parque da Juventude, em São Paulo (SP), promoveu trocas de percepções e práticas entre os 20 projetistas e monitores, de 6 municípios.

A primeira oficina foi coordenada por Nilva Marques, de Ibirá. Com base em sua vivência de oito anos no programa Acessa SP, ela fez uma apresentação e orientou uma atividade com foco na confecção de currículos. A monitora, que já fez a formação do Time do Emprego, e atualmente promove a multiplicação dessa metodologia em seu posto, deu várias dicas aos presentes sobre uma das mais fortes demandas entre os usuários.

Nilva Marques do AcessaSP de Ibirá apresentando a oficina “Acolhimento ao desempregado”.

A primeira coisa que ela recomenda, quando alguém chega ao posto solicitando que se faça um currículo, é “abrir o coração”. Isso significa, segundo Nilva, conversar, acolher, tentar ampliar os horizontes da pessoa para que ela faça um currículo mais elaborado e “com mais chances de chamar a atenção do entrevistador”. O usuário, disse ela, não tem conhecimento da importância de um CV. “Muitos acham que vão levar aquele papel e que só vão olhar o RG e o CPF. Isso não é verdade. É possível conversar com a pessoa e ajudá-la a encontrar um diferencial para o seu currículo”, ensinou.

O tema, porém, não se limitou à teoria. Nilva animou o grupo para uma prática de construção de CV, a partir da história de uma personagem fictícia. Divididos em grupos de três, os participantes realizaram os trabalhos, que estão postados no grupo do Facebook Trilhas AcessaSP – Oficina Acolhimento ao desempregado , para avaliação e debate coletivo.

 

Trilhas do Conhecimento 

Terminou o ensino médio e não sabe o que fazer? As Trilhas do Conhecimento  do AcessaSP trazem informações sobre testes vocacionais, inclusive online, com auxílio de psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira; dicas sobre profissões e o mercado de trabalho; recomendações para quem quer continuar os estudos e precisa trabalhar; além de relacionar cursos livres e técnicos, todos gratuitos.

Clique aqui e conheça.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *