Vicente Martin Mastrocola é uma pessoa inquieta. Supervisor da área de games do curso de Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão na ESPM, professor de Mídia Digital na mesma instituição, no curso de Comunicação Social, e com cinco livros de Game Design publicados, Vince, como é mais conhecido, já trabalhou em agências de propaganda, onde criou games promocionais e advergames. Também lançou board games, card games e mobile games de maneira independente e junto a publishers. De quebra, é colunista de games do site Update or Die e cuida de dois blogs sobre estudos de jogos.

No meio de tudo isso, sempre separa um tempinho para outra paixão: tocar guitarra e ouvir novas bandas. Apesar de não se considerar um grande músico, se diverte horrores tocando power chords com muita distorção. Há dois anos, Vince pensou em juntar música e games em um projeto diferenciado. Buscando parceiros para o seu novo projeto, conversou com o amigo Guilherme Camargo, que é músico, professor na ESPM e sócio da Sioux, agência de tecnologia interativa com diversos games desenvolvidos e publicados

O objetivo era criar um jogo de mecânica simples que poderia ser utilizado por bandas como plataforma de comunicação para os seus trabalhos, sendo a trilha sonora o pano de fundo para o desenrolar do desafio. Juntou-se a essa parceria a empresa Quero Rock, hoje denominada Shovel Music, que tem o papel de providenciar todo esse acervo musical de bandas independentes de rock nacional, além de incentivar que os artistas publiquem suas músicas no game.

Assim nascia o RockFlickz, um jogo mobile que roda nos sistemas iOS e Android. Caso uma banda de rock queira se cadastrar na plataforma, o processo é bem simples. Basta acessar shovelmusic.com e seguir os passos indicados na tela. O cadastro passará por uma curadoria da Shovel e, nas próximas atualizações, a bandas será inserida na plataforma.

O projeto RockFlickz ainda está nos acordes iniciais e novos upgrades já estão sendo elaborados. A ideia é ir muito além do game e transformá-lo em uma plataforma maior. Neste primeiro momento o aplicativo chega ao mercado com algumas músicas já cadastradas, totalizando mais de 50 bandas e mais de 60 músicas.

Para baixar clique aqui para Android ou aqui para IOS.

RockFlickz – Descubra novas bandas

Categorias: Notícias

Robson Leandro

Trabalha na Escola do Futuro da USP desde julho de 2006. Até maio de 2013 esteve no projeto Acessa SP passando pela Rede de Projetos, Formação (Programa de Capacitação Continuada) e pela coordenação do projeto. De 2013 até 2014 coordenou o ecossistema web da coordenadoria de juventude do estado de São Paulo. Retornou ao projeto Acessa SP em abril de 2015.