Uma formação inédita começa a ser oferecida pelo Centro Paula Souza no próximo vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado. A Fatec Pompeia vai oferecer, em 2017, o curso de Big data no agronegócio, para formar profissionais capazes de manusear e interpretar grandes volumes de dados, a fim de gerar conhecimentos específicos para a tomada de decisões no segmento.

O curso superior tecnológico foi elaborado em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, com apoio de empresas como Intel, Totvs e SAP. O conteúdo se baseia em cursos de mestrado oferecidos na Finlândia e nos Estados Unidos. Entre as disciplinas que serão estudadas estão internet das coisas, data mining, arquiteturas cloud e inteligência artificial.

A Fatec Pompeia já oferece o curso de Mecanização em agricultura de precisão, também em parceria com a Fundação Shunji Nishimura e inédito à época de seu lançamento, em 2010. Um dos idealizadores do curso de Big Data é o professor Tsen Chung Kang, da Fatec Pompeia, e também diretor de novos negócios da Jacto, empresa que produz máquinas agrícolas. Entusiasmado, ele acredita que os novos profissionais ajudarão a fazer com que a agricultura entre de vez na era do conhecimento. “Os primeiros setores a integrarem a era do conhecimento foram as instituições financeiras de Wall Street. Depois vieram as lojas de varejo e de e-commerce e, mais recentemente, os setores de logística e energia. Agricultura é uma das últimas áreas e certamente vai demandar essa mão de obra”, afirma.

Os candidatos ao curso devem ter perfil empreendedor e inovador, precisam gostar de matemática e programação. A abertura da inscrição para o Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2017 começa dia 16 de novembro. Clique aqui e saiba mais.