Instalado em um prédio bucólico, o posto do AcessaSP no município paulista de Terra Roxa propicia um ambiente perfeito para estimular o conhecimento. O posto funciona dentro de uma biblioteca, construída como uma réplica da antiga igreja matriz da cidade – que surgiu da colonização agrícola na região. Os computadores funcionam entre prateleiras de livros, moldurados por um altar e até por um confessionário.

Nessa sala agradável, a comunidade utiliza a conexão com a internet para buscar serviços, fazer pesquisas, se relacionar por meio das redes sociais. Acolhidas e orientadas por Alessandra Aparecida Ricobello Anelli, monitora do posto há quase 2 anos, e por Vivian Mary Borges, também monitora do posto as pessoas aprendem a lidar com recursos oferecidos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

Porém, entre os usuários, há um público mais que especial, que frequenta o posto todas as segundas e quintas, das 8h às 11h. São jovens e adultos, de 15 a 40 anos, assistidos pela Apae de Terra Roxa. Criado em 2014, o projeto de inclusão digital Apae Terra Roxa permite que essas pessoas tenham contato com a informática e, por meio das ferramentas digitais, se desenvolvam e ganhem autonomia.

Durante as atividades, o grupo é acompanhado pelas professoras da Apae e pelas monitoras do AcessaSP. Cada um realiza uma atividade de acordo com suas habilidades e interesse: jogos, vídeos, pesquisas na rede. “O mais legal é que muitos não tinham noção do que era um computador. E também que os jogos de pintura têm ajudado muito a melhorar a coordenação motora deles”, conta Alessandra.

O sucesso da iniciativa é comprovado pelo desempenho. O aluno André Aparecido dos Santos, de 19, consegue usar o computador sem auxílio das professoras. Mas quando começou a frequentar o posto do AcessaSP “não sabia nem o que era um mouse”, conta Alessandra.

Veja fotos do projeto

Projeto "APAE de Terra Roxa na inclusão digital"