O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), dá uma série de dicas para preservar a sua segurança e privacidade na internet.

Confira se você toma as providências certas nesse aspecto:

1. Certifique-se da procedência do site e da utilização de conexões seguras ao realizar compras e pagamentos via web.

2. Utilize antimalware para checar todos os arquivos recebidos, mesmo que tenham vindo de pessoas conhecidas.

3. Crie um disco de emergência e o utilize quando desconfiar que antimalware instalado está desabilitado ou comprometido.

4. Evite elaborar senhas usando palavras presentes em listas publicamente conhecidas, como nomes de personagens de filmes.

5. Ao usar bluetooth, altere o nome padrão do dispositivo e evite usar no novo nome dados que identifiquem o proprietário.

6. Notifique, ao se deparar com um incidente. Ao fazer isso estará ajudando outras pessoas a detectar problemas.

7. Use senhas longas. Quanto mais caracteres tiverem, mais difícil será descobri-las.

8. Ao escolher seu dispositivo móvel, observe as ferramentas de segurança existentes e selecione o que considerar mais seguro.

9. Desconfie caso o número de identificação do cartão de segurança mostrado pelo serviço não corresponda ao do seu cartão.

10. Janelas de pop-up aparecendo de forma inesperada podem indicar comprometimento. Verifique se seu computador está seguro.

11. Fique atento às mudanças nas políticas dos serviços que você usa, para não ser pego de surpresa.

12. Nas redes sociais, seja cuidadoso ao clicar em links e ao aceitar arquivos ou programas.

13. Mantenha o seu sistema operacional com todas as atualizações disponíveis aplicadas.

14. Permita que componentes ActiveX sejam executados em seu computador apenas quando vierem de sites confiáveis.

15. Caso tenha problemas ao realizar compras via internet, entre em contato com a empresa e verifique o ocorrido.

16. Ao usar programas de distribuição de arquivos certifique-se de ter um antimalware instalado e atualizado em seu computador.

18. Restrinja o acesso aos arquivos de logs do seu computador.

19. Ao usar serviços de backup online, leve em consideração o tempo que seus arquivos são mantidos e o espaço de armazenagem.

20. Certifique-se de que seus backups automáticos estejam realmente sendo feitos.

21. Mantenha seus backups atualizados, de acordo com a frequência de alteração dos dados.

22. Teste periodicamente os seus backups para ter certeza de que conseguirá recuperá-los quando necessário.

23. Altere a senha padrão do seu equipamento de rede, caso utilize banda larga e esta alteração seja permitida por contrato.

24. Crie um disco de emergência e o use-o quando desconfiar que o antimalware está desabilitado/comprometido.

25. A verificação em duas etapas dificulta a invasão de suas contas de acesso. Habilite-a nos serviços que a oferecem.

26. Não siga links recebidos em spams pois isto pode servir para confirmar que seu e-mail é válido.

27. Desinstale os programas que você não utiliza mais, eles tendem a ficar esquecidos e com versões possivelmente vulneráveis.

28. Ao usar um programa gerenciador de senhas assegure-se de obtê-lo de uma fonte confiável.

29. Mantenha seu computador com a data e a hora corretas. Estes dados são usados na geração de logs e devem estar exatos.

30.  Ao usar perguntas de segurança para recuperar suas senhas, não escolha questões cujas respostas sejam facilmente adivinhadas.

CGI.br – Navegar é preciso

Um comentário 30 dicas de segurança na internet

1. John Moreira disse:

Ola,
    Sou a favor destas observações, mas ate o momento não foi solucionado o problema do AcessaSP Itaim Pta-estação CPTM. esta sem sistemas e pior quando preciso tenho que ir em outros locais.
    Espero que melhore algum dia.