Decidir a maneira de captar fundos para a sua startup pode ser muito complicado, uma vez que cada opção implica prós e contras. De fato, não existe uma fórmula capaz de apontar qual a melhor escolha para a sua empresa, mas essa não é uma tarefa impossível. O que você precisa fazer é conhecer em detalhes cada alternativa e analisar com muito cuidado.

Autofinanciamento

Se você não confia em investimentos externos e prefere não apelar para os empréstimos, a melhor solução é o autofinanciamento. Embora seja mais complicado levantar a quantia necessária, esse recurso permite que você tenha o controle total do seu negócio. Ou seja, você toma as decisões e é livre para efetuar as mudanças que quiser. Contudo, esse tipo de financiamento vem com um risco que muitos empresários ignoram: a inexperiência. O autofinanciamento tira de você a possibilidade de manter contato com pessoas experientes no mercado, tendo em vista a competitividade. Com isso, fazer as escolhas certas se torna um exercício complexo.

Amigos e família

Ter um grupo de confiança, seja de amigos ou familiares, disposto a arcar com algumas de suas despesas pode ser uma opção muito interessante. Entre todas as possibilidades, essa é a que oferece, inclusive, mais flexibilidade e paciência no que se refere ao retorno. No entanto, é preciso ter em mente que essa também é uma solução pouco formal e que é preciso muita maturidade para lidar com esse tipo de questão sem deixar que isso interfira no seu relacionamento pessoal com os envolvidos.

Crowdfunding

O crowdfunding ou financiamento coletivo é uma das melhores ferramentas para ajudar a economia da sua startup. O processo consiste em pessoas contribuindo voluntariamente (e com a quantia que consideram justa) para as empresas que acreditam ter potencial. Além de arrecadar fundos para a sua empresa, o crowdfunding também valida a sua ideia dentro do mercado, uma vez que a quantidade de pessoas contribuindo é diretamente proporcional à credibilidade do seu negócio. Esse aval pode ser determinante para o futuro da sua organização. Porém, é preciso ser realista: conquistar a confiança de todas as pessoas necessárias para atingir sua meta de valor não é tarefa fácil. Isso requer uma campanha bem estruturada. Além disso, é preciso cumprir aquilo que você prometeu enquanto buscava os recursos.

Sweat equity

O sweat equity é uma forma de remuneração em que os fundadores de uma empresa dão parte do capital em troca do trabalho de outra pessoa. Um dos principais benefícios do método é que você não tem a pressão de um investidor durante a estruturação do seu negócio. E, se você obtiver sucesso, ainda mantém a maior fatia possível do empreendimento. Contudo, se você quer investimento direto, e em dinheiro vivo, certamente essa não é sua melhor alternativa.

Anjos investidores

Se a sua empresa não precisa de uma grande rodada de investimentos, procurar um anjo investidor pode ser apropriado. Isso permite que você retenha o controle da rotina do seu negócio mesmo que os fundos venham de fora. Contudo, procure saber primeiro quais são as visões e as metas do seu investidor. Certifique-se de que seus objetivos estejam alinhados.

Venture capital

O venture capital é um investimento feito em uma empresa com o objetivo de fazê-la crescer rapidamente e multiplicar o investimento em um curto espaço de tempo. Em geral esse investimento é considerado de risco porque não há garantias sobre o sucesso do projeto. Nesse caso, o empreendedor oferece a capacidade de execução, ao passo que o investidor tem os recursos financeiros, a experiência estratégica e o network necessários para alavancar o negócio. Entretanto, é preciso ter em mente que ambos devem trabalhar de maneira alinhada, superando os desafios e mantendo o objetivo comum de fazer o negócio funcionar.

Com informações do portal Universia

Como Conseguir Investidores para sua Startup

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Um comentário Como conseguir fundos para sua startup

  1. É muito bom ver vídeos como esses simples e objetivo para responder perguntas desse mundo startup. Eu trabalho em uma voltada pra gestão da informação e comunicação nas empresas, chamada NewAgent, e sei como isso ajuda as startups iniciantes no mercado. Parabéns pela iniciativa.

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