Você sabe a diferença entre Currículo Vitae e Currículo Lattes? A expressão curriculum vitae vem do latim e significa “trajetória da vida”. O currículo vitae oferece um resumo de suas experiências e qualificações profissionais e acadêmicas, destacando seus objetivos e aptidões. Este tipo de currículo não tem um formato oficial ou padrão, embora haja uma tendência na ordem e no tipo de tópicos abordados.  Funciona como um “cartão de visita” do candidato.

Já o currículo Lattes, além de ser mais detalhado, tem formato padrão e é gerado por meio de uma plataforma: a Plataforma Lattes. O currículo Lattes é amplamente utilizado por universidades, centros de pesquisa e instituições que trabalham com pesquisa de iniciação científica e de tecnologia e garante maior visibilidade ao aluno, professor ou pesquisador, uma vez que atinge âmbito nacional.

O currículo Lattes, utilizado pela plataforma Lattes, foi uma ferramenta criada pela Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em agosto de 2009. O principal objetivo da iniciativa é a organização e a padronização de todos os currículos do território nacional.

Imprescindível na vida de acadêmicos e pesquisadores que desejam participar, por exemplo, de programas de iniciação científica e tecnologia, bolsas de estudo, grupos de pesquisa e eventos, devido ao seu alcance nacional, o currículo Lattes proporciona maior visibilidade aos cadastrados na plataforma, facilitando o contato entre pessoas das mais diversas áreas e localidades do universo científico.

O currículo Lattes é extremamente detalhado. Além de informações pessoais básicas, como nome, identidade e filiação, requer a formação acadêmica, os idiomas (destacando os níveis de compreensão em fala, escrita e leitura) e atividade de trabalho, por exemplo.

O passo a passo para preencher o CL:

– Entre em http://lattes.cnpq.br

- Clique “Cadastrar novo currículo”.

- Preencha os dados básicos de cadastro e crie uma senha.

- Preencha os dados relativos às informações pessoais, mas atenção: os dados devem ser iguais aos registrados na Receita Federal.

- Informe um endereço que pode ser residencial ou profissional. Caso opte pelo residencial, não será necessário o preenchimento do campo “Instituição”.

- Informe sua formação acadêmica já concluída (Ex. Se você está fazendo um curso de graduação, informe que concluiu o ensino médio) e a formação acadêmica em andamento (caso esteja em uma).

- Você trabalha? Se sim, coloque todos os dados relativos à empresa ou à instituição onde trabalha.

- Preencha os dados referentes à sua área de atuação (jornalismo, engenharia, medicina etc.) e às habilidades linguísticas (de acordo com o seu nível de compreensão).

- Submeta o seu currículo Lattes. Caso algum dado entre em divergência com os que constam na Receita Federal, seu currículo poderá não ser gerado.

Dentro de 24 horas, seu currículo constará na plataforma Lattes. Quando já cadastrado na plataforma, ao clicar em “Atualizar”, você poderá fornecer informações ainda mais detalhadas sobre a sua carreira acadêmica e profissional, como participação em eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas ; apresentações de trabalhos ou palestra ; artigos publicados ; entrevistas ; mesas-redondas ; projetos de extensão ; redes sociais; textos em jornais ou revista ; trabalhos técnicos ; participação em bancas de trabalhos de conclusão ou em mesas julgadoras . (Do Blog Even3, //blog.even3.com.br)

Um comentário Como fazer o Currículo Lattes

1. Jorge Alberto Cardoso Tribino disse:

agradeço ao acessa sp por todos anos de uso