Instalados na Capital e em mais de 500 municípios, os postos do AcessaSP realizaram um total de 4.673.515 atendimentos pela rede fixa e 1.700.221 pela rede Wi-Fi no ano de 2016. Os postos estaduais localizados em unidades prestadoras de serviços como, por exemplo, o Poupatempo, respondem pelo maior volume de atendimentos, 42%, em relação ao total geral de atendimentos nos postos em geral. Isto ocorre por serem locais de expressivo movimento de usuários, que já estão lá por conta de outros serviços públicos.

Além dos postos estaduais, geridos 100% pelo Estado de São Paulo, o governo mantém parceria com os municípios. Neste caso, a prefeitura é responsável pelas instalações físicas e sua manutenção, e pelo monitor. Ao governo cabe instalar e manter o link para conexão à internet, a rede Wi-Fi (quando há) e os equipamentos. Mais de 80% dos postos do AcessaSP operam nessa modalidade. Os postos municipais realizaram 2.681.667 de atendimentos em 2016, do total de 4,6 milhões. Há, também, postos em parceria com ONGs.

Ranking dos Postos Estaduais – Atendimentos acumulados em 2016
Da totalidade de 108 postos estaduais, verifica-se que o volume de atendimentos concentra-se na RMSP e em municípios com mais de 400 mil habitantes. No caso do Parque da Juventude, que lidera o ranking de 2016, a sua localização próxima de estação de Metrô, bem como a existência de outros equipamentos no parque como Biblioteca e uma ETEC são fatores que contribuem para a movimentação do posto.

Ranking dos Postos Municipais – Atendimentos acumulados em 2016
Uma análise preliminar indica que em função do porte dos postos, a população do município (maior ou menor porte), localização dos postos (próximo de metrô ou transporte público, unidade prestadora de serviços, etc.), há faixas predominantes de atendimentos (mais de 50 mil atendimentos; entre 50 mil e 20 mil; entre 20 mil a 10 mil e menores de 10 mil). Do ranking dos 10 mais municipais, os postos Barueri Ganha Tempo, Cruzeiro Flavio Zacchi e Promissão Centro lideram a lista e apresentam  taxa de ocupação acima de 100%.

Os dados completos com números de atendimentos em todos os postos do AcessaSP estão disponíveis no Relatório Geral Consolidado de 2016, publicado no portal do AcessaSP. Para acessar o documento clique aqui.