Ampliar as parcerias que possibilitem levar ao público do AcessaSP conteúdos que contribuam para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário por meio digital é uma das novidades no programa Acessa São Paulo. As mudanças estão no Decreto Nº 62.306/2016, publicado em dezembro de 2016, e se baseiam no resultado da última pesquisa realizada com os usuários dos postos de inclusão digital. A 13ª edição da POnline, divulgada em 2016, mostrou que 50% dos frequentadores vão a um posto do AcessaSP para procurar um emprego pela internet.

Foram 3.180 entrevistados e a amostragem revelou que para 27% do público, o AcessaSP é o único meio de conexão com a internet. A pesquisa também mostrou o perfil socioeconômico dos usuários: 21% vivem com até 1 salário mínimo de renda familiar mensal, 33% têm renda de 1 a 2 salários mínimos e 14% têm renda de 2 a 4 salários mínimos. Os dados indicam, por exemplo, que uma parcela do público do AcessaSP tem o mesmo perfil dos beneficiários de programas como os realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social; ou do público atendido pela Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Com isso, abrem-se as possibilidades para potencializar parcerias de governo voltadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão.

“As mudanças incorporam ao programa demandas atuais da sociedade digital e atendem princípios do conceito de governo único para o cidadão”, informa José Valter da Silva Jr., titular da Coordenadoria de Serviços ao Cidadão, que responde pelas diretrizes dos programas AcessaSP e Poupatempo junto à Secretaria de Governo.

Nesse novo escopo, duas ações já estão sendo trabalhadas pelo governo: um projeto de implantação de coworking público, com os objetivos de, por meio da tecnologia, intensificar redes do conhecimento entre trabalhadores da economia criativa, aprimorar serviços públicos e gerar impacto social; e o projeto Trilhas do Conhecimento, que pretende ajudar o cidadão a ingressar e a crescer no mercado de trabalho, por meio dos estudos, do emprego ou do empreendedorismo.

Programa mantém internet grátis
Criado em 2000, o AcessaSP tem um histórico de mais de 93 milhões de atendimentos realizados em 16 anos pelas redes fixa e sem fio. Esse serviço, que continua disponível em postos fixos instalados em mais de 500 municípios, em parceria com as prefeituras, e órgãos estaduais, continua disponível.

A reestruturação do programa não alterou os princípios do AcessaSP. O programa continua com a visão de contribuir para a consolidação de uma democracia mais inclusiva, colaborando para a construção de um cidadão mais autônomo e crítico. A missão do Acessa continua sendo a de promover o empoderamento digital do cidadão, oferecendo infraestrutura gratuita de tecnologia e comunicação, orientação, informação e formação, em um ambiente colaborativo. Os valores do programa permanecem com alicerce no respeito ao cidadão. Nos postos, todo e qualquer usuário tem o direito de ser atendido com atenção e cortesia, independente de sua etnia, credo religioso, gênero ou condição socioeconômica.

Para alcançar esses objetivos, o gerente do AcessaSP, Ricardo Mallet, destaca a importância das parcerias no programa. “A expectativa para 2017 é estreitar e renovar os laços com os parceiros e colaboradores, em especial monitores e prefeitos que iniciam uma nova gestão”, afirma.

3 comentários para Programa AcessaSP começa 2017 repaginado

1. Lucas* disse:

PARABÉNS…!!!!
    Uma das coisas publica que deu muito certo. Valeu !

2. Adriano Grillo disse:

Exelente programa, ajuda muito os pessoal aqui no meu municipio!

3. gilberto da silva lopo disse:

Parabens Acessa São Paulo!
    O Programa é um Sucesso!