Criado pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí e coordenado pela Guarda Civil, o projeto Tocando o Futuro surgiu há mais de uma década na cidade de Jacareí para promover a inclusão social por meio da educação musical. Atende crianças e jovens de comunidades vulneráveis que, agora, têm oportunidade também de aprender informática.

A primeira turma do curso Tocando o Futuro na Inclusão Digital já iniciou as aulas no AcessaSP de Jacareí

Uma parceria com o AcessaSP possibilitou à Guarda Civil de Jacareí criar um curso de informática para os jovens que já participam do projeto de educação musical e não sabem digitar ou não conhecem as funcionalidades básicas do computador. “Em síntese, o curso vai ajudá-los a conhecer o computador, a trabalhar com textos, documentos, arquivos e a fazer um currículo. Nosso objetivo é preparar esses jovens para que eles possam participar do programa Menor Aprendiz”, conta José Luiz da Silva, gerente na Guarda Civil de Jacareí.

A primeira turma do curso Tocando o Futuro na Inclusão Digital começou com dez alunos. Com três aulas por semana, terá a duração de seis meses. A meta de Luiz é formar outras turmas. Os alunos devem ter entre 10 e 14 anos de idade e serem integrantes do projeto de música.

Silva destaca que o curso Tocando o Futuro na Inclusão Digital foi possível graças ao apoio da prefeitura. A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão cedeu os monitores para dar o curso e a Secretaria Municipal de Administração colocou a equipe de TI à disposição. “O apoio da Prefeitura e o envolvimento da diretoria de TI, que nos deu consultoria técnica para as aulas, foram fundamentais para o projeto”, comenta.

O posto do AcessaSP está instalado na Vila Zezé e atende moradores de bairros adjacentes como Conjunto São Benedito, Cidade Salvador e Parque dos Príncipes. Além dessa unidade, Jacareí tem um segundo posto do AcessaSP, que funciona no Poupatempo.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *