Os universitários Aparecido Morais e Silvana Pavão usam o posto para fazer pesquisas e acessar videoaulas

Com 41 unidades instaladas na zona rural, os postos do AcessaSP levam o serviço de internet para comunidades sem acesso à rede, caso de alguns assentamentos no interior do Estado. “Em Haroldina, o AcessaSP é utilizado pelas crianças da escola municipal e estadual Fazenda São Bento, que frequentam o posto para fazer pesquisas e usar livremente a internet”, conta a monitora Evelin Daiane da Silva. Alguns dos frequentadores fazem ensino superior na modalidade EAD (Ensino a Distância), utilizando os equipamentos do programa de inclusão digital do Governo do Estado e, outros, têm no posto o único local de conexão à internet. “Para essas pessoas o serviço é essencial”, comenta a monitora.

O AcessaSP instalado no núcleo Haroldina, no Mirante do Paranapanema, atende moradores de outros assentamentos no entorno, como Santa Polônia, São Bento 1 e 3. De acordo com o Itesp, são mais de dez assentamentos no conglomerado. “Somente no Haroldina são 71 famílias; no São Bento vivem 182 famílias e no Canaã são 55 famílias”, exemplifica Robson Ivani de Oliveira, analista de desenvolvimento agrário do Itesp. O Instituto é um dos parceiros do Governo do Estado na execução do programa. Outros postos rurais funcionam em parceria com as prefeituras.

O posto é utilizado também pelos estudantes da Escola Fazenda São Bento

No núcleo Haroldina estão centralizados serviços como escola, posto de saúde e, a partir de agosto, o espaço vai sediar uma escola técnica do Centro Paula Souza, voltada para o agronegócio. No local funciona ainda a AMAS (Associação de Mulheres Assentadas do Mirante).

Demanda pelo Wi-Fi
O posto de Haroldina mantém computadores e acesso por rede fixa, mas a grande demanda é pelo uso da rede Wi-Fi. De acordo com Evelin, que trabalha no posto como monitora há nove anos, o perfil do usuário mudou. “Hoje, eles têm mais conhecimento da internet, perderam o medo do computador.” Segundo a monitora, os frequentadores do posto de Haroldina utilizam o Acessa também para serviços eletrônicos, como Nota Fiscal Paulista, fazer currículo e imprimir boletos de contas.

A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h40 às 16h40. De janeiro a abril deste ano foram realizados 668 atendimentos pela rede fixa e 6.375 pela rede Wi-Fi.

2 comentários para AcessaSP conecta assentados do Mirante do Paranapanema à internet

1. LEANDRO F GIMENEZ disse:

um projeto muito bacana para levar a inclusão digital àqueles(as) que não possuem. parabens

2. alvaro perez junior disse:

Parabenizo toda a ação deste posto do Acessa, com certeza esta Monitora faz a diferença, como é bom saber que o acessa ajuda tanto assim !