Moradores vão ao posto para usar aplicativo Meu INSS

A experiência realizada no posto do AcessaSP de São João da Boa vista é um exemplo de serviço eletrônico que o posto do AcessaSP pode prestar para seus usuários. No período de 8 a 14 de maio aconteceu no país a Semana de Educação Financeira, organizada pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira). A Gerência Executiva do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de São João da Boa Vista propôs uma parceria com o programa de inclusão digital do Estado e a Prefeitura Municipal para divulgar informações de interesse do cidadão.

Durante a ação, os usuários do AcessaSP tiveram oportunidade de conhecer o Programa de Educação Previdenciária (PEP). Este serviço foi desenvolvido pelo INSS com o objetivo de promover a inclusão de trabalhadores no Sistema Previdenciário, divulgar políticas públicas e valorizar a cidadania. O Instituto também desenvolveu o aplicativo Meu INSS, que permite aos cidadãos obter informações sobre serviços da Previdência Social sem a necessidade de agendar um horário e se deslocar até uma agência do INSS. Pela internet, podem obter extratos do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), Carta de Concessão, Declaração de Regularidade do Contribuinte, consultar a revisão de benefícios, entre outros serviços.

Além de orientações verbais sobre como acessar os serviços pela internet, os profissionais do INSS distribuíram folhetos impressos e esclareceram dúvidas sobre a Previdência. “Percebemos que a população que utiliza os serviços do INSS ainda não possui o hábito de utilizar os meios remotos e, portanto, vamos continuar divulgando a central Meu INSS, atrelada à possibilidade de o cidadão poder ter suporte também no posto do AcessaSP, além dos meios já existentes (Central 135 e Agências da Previdência Social)”, observa Saulo Tadeu Valiero das Neves, analista do Seguro Social da Gerência de São João da Boa Vista.

Categorias: Notícias