Carla Zampieri leva o filho Raphael para tirar seu documento

O AcessaSP de Ipuã está instalado na área mais carente da cidade, no bairro Santa Cruz, junto a um conjunto habitacional Cohab, e funciona no prédio do Departamento de Cidadania e Políticas Sociais da Prefeitura de Ipuã. Atenta a essas características e ao perfil dos usuários, a monitora Elisângela Pereira montou um cronograma para ajudar os cidadãos a tirar, ou renovar documentos.

“Eu faço a divulgação pelo Facebook e agendo pela internet os serviços no Poupatempo de Ribeirão Preto”, conta Elisângela. Ela explica que o trabalho passa pela conscientização das mães para a necessidade de tirar um RG para as crianças. “Muitos pais não têm consciência da importância do documento, necessário hoje até mesmo para ser atendido em um posto de saúde”, explica a monitora.

Monitora divulga serviços do Poupatempo no posto do AcessaSP

A parceria com o Departamento de Cidadania tem o apoio da Prefeitura de Ipuã que cede um micro-ônibus para levar as pessoas na data agendada, uma vez por mês. “São 28 lugares e desde que iniciamos essa parceria, em janeiro deste ano, não há um assento vago”, comenta Elisângela. Em maio, ela iniciou a divulgação no dia 2 e, no dia seguinte, a já tinha os 28 nomes na lista. A maior demanda é por RG para crianças e idosos (neste caso, com documento antigo e foto desatualizada), CPF e renovação de CNH.