O posto do AcessaSP de Avanhandava é frequentado regularmente por estudantes da rede pública que utilizam os computadores e a internet para fazer exercícios de matemática e complementar o aprendizado em sala de aula. A adoção dos recursos oferecidos pela tecnologia para auxiliar no aprendizado começou em 2016, na Escola Estadual Profª Eunice Martins Ferreira, que optou pelos recursos da Khan Academy – uma plataforma online de educação, que oferece exercícios, vídeos e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula.

Alunos que aprendem matemática pela plataforma online vão ao posto do AcessaSP de Avanhandava usar os computadores

As aulas da academia Khan são ministradas em sala de aula e os alunos são orientados a fazer exercícios fora do ambiente escolar. Os estudantes que não têm computador e internet em casa vão ao posto do AcessaSP para realizar as tarefas. O monitor do posto, Breno Renan Silva Cagliari, os ajuda na resolução dos exercícios e com trabalhos escolares em geral.

Ganho para todos

A iniciativa de adotar a plataforma na Escola Estadual Profª Eunice Martins Ferreira foi resultado de um trabalho conjunto entre a Usina Diana, instalada em Avanhandava, por intermédio da Associação Parceiros da Educação. Teve o apoio também da Fundação Lemann, que auxilia a implantação da Khan Academy pelas escolas. Os recursos da plataforma estão disponíveis em português e o uso é grátis.

Os alunos de Avanhandava que usam o AcessaSP para fazer as atividades da Khan Academy participam também do CEIA (Centro de Ensino Integrado de Avanhandava), ligado ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, que vivem em situação de vulnerabilidade. De acordo com o secretário municipal de Integração e Ação Social de Avanhandava, Pedro Luis Menti Sanchez, o CRAS atende atualmente 60 crianças, que participam de oficinas do CEIA como informática e leitura, e têm acesso à internet no posto do AcessaSP. “O monitor abraçou a causa, os alunos estão estimulados e o resultado está sendo muito positivo”, comenta o secretário.

O vice diretor da E.E. Maria Eunice Martins Ferreira, Luiz Claudio Tonchis, atesta que os resultados das avaliações já apontam uma melhoria significativa na aprendizagem de matemática e despertaram nos alunos a percepção de que a tecnologia digital pode auxiliá-los na aprendizagem de qualquer outra área do conhecimento.

3 comentários para AcessaSP também é escola em Avanhandava

1. Muito positiva essa atitude do pessoal de Avanhandava. Acho que o centro acessa-SP de lá vai necessitar ampliações válidas pelos bons frutos que essa iniciativa trará.

2. Mariza Ribeiro disse:

Estou muito orgulhosa das pessoas comprometidas que acreditam na transformação de uma geração através da educação.
    Obrigada Dr Renata Junqueira, Ciro Veneroni, Leila Fornazari, Pedro Menti Sanchez.

3. Fernando Gonçalves disse:

Parabéns!

Fazer do telecentro do Acessa SP uso preferencial por pessoas em risco social – crianças – indicadas pelo C.R.A.S que encontram Monitor qualificado, motivado e proativo em colaborar no aprendizado do conteúdo escolar e domínio da tecnologia é tudo de bom.