Obter o extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), a declaração de regularidade do contribuinte individual ou o histórico de crédito de benefícios, entre outros serviços da Previdência Social, ficou mais fácil para os contribuintes em São José do Rio Preto. Eles poderão consultar esses e outros serviços disponíveis no site Meu INSS no posto do AcessaSP, localizado no Poupatempo de São José do Rio Preto.

O site Meu INSS foi criado este ano e permite aos cidadãos obter diversos comprovantes sem precisar ir a uma agência da Previdência, agendar horário para dar entrada em benefícios no INSS, entre outros serviços. No entanto, as duas agências da Previdência Social em Rio Preto, localizadas no Centro e no bairro Boa Vista, têm registrado aumento no número de atendimentos relacionados a orientações de serviços disponíveis na internet ou na Central da Previdência (telefone 135).

É o caso, por exemplo, do extrato do CNIS, comprovante em que constam as informações das contribuições previdenciárias feitas por empregados de empresa e também por contribuintes individuais, domésticos e facultativos. De acordo com o gerente executivo do INSS em São José do Rio Preto, Bruno Veroneze Fernandes, no primeiro semestre deste ano, o número de atendimentos relacionados ao CNIS chegou a 5 mil, mesma quantidade registrada em todo ano de 2016. Ele acredita que esse aumento se deve, principalmente, à liberação das contas inativas do FGTS e às discussões sobre a reforma na aposentadoria.

O administrador do Poupatempo de Rio Preto, Américo Pontes, lembra que o extrato do CNIS é um documento necessário também para a obtenção da segunda via da Carteira de Trabalho, em determinados casos. Com a parceria, os cidadãos não precisarão mais se deslocar até uma agência do INSS, uma vez que o AcessaSP funciona no mesmo prédio do Poupatempo.

O AcessaSP é o programa de inclusão digital do governo do Estado. O posto de São José do Rio Preto funciona no Poupatempo (Rua Antonio de Godoy, 3.033, centro), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 13h.

O programa de inclusão digital oferece computadores e internet grátis e é voltado para aqueles que não tem serviço de internet. No espaço, os usuários podem acessar serviços eletrônicos, fazer e imprimir um currículo, ou navegar livremente pelas redes sociais e pela internet.

A oferta de mais esse serviço no posto do AcessaSP foi notícia na TV TEM (afiliada da TV Globo) em Rio Preto. Confira aqui.

 

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *