O posto do AcessaSP de Rancharia iniciou em julho deste ano uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e com a Delegacia de Polícia para apoiar os munícipes na solicitação de documentos, como emissão de 1ª e 2ª via do RG.  “A iniciativa tem dado bons resultados”, afirma a monitora Célia Regina Mazia.  A parceria começou em meados de julho e em menos de um mês Célia já contabilizava o preenchimento de 93 formulários para RG, emissão de 120 atestados de antecedentes criminais e 60 agendamentos para recadastramento eleitoral com biometria.

A monitora Célia Regina Mazia ajuda usuários do AcessaSP que buscam pelos serviços de governo em meio digital

O serviço para preenchimento do formulário para RG começa na Secretaria de Assistência Social e é voltado para a população carente. A área social emite a declaração de pobreza, providencia a foto e orienta o cidadão a procurar o posto do AcessaSP, onde a monitora preenche a ficha de identificação civil, monta o processo e envia para a Delegacia, que providencia o documento de identidade.

Rancharia é um município com menos de 30 mil habitantes e as pessoas precisam se deslocar até Presidente Prudente, onde tem um Poupatempo, para obter alguns serviços.

“Com a parceria, a população mais carente não precisa se deslocar para obter o RG”, observa Célia. Desde 2010 trabalhando no posto do AcessaSP de Rancharia, Célia Mazia  nota uma mudança no perfil dos usuários. Antes era um público mais jovem e que buscava o posto mais para navegar em redes sociais. Hoje, são pessoas mais velhas e que vão estudar, procurar emprego, fazer um currículo. A monitora ajuda aqueles que não sabem elaborar um CV e diz que a média mensal tem sido de 80 currículos.

Célia Mazia também ajuda os usuários do posto a agendar atendimento no INSS; no Poupatempo, na Receita Federal; a obter certidões como as de Prontuário da CNH e de Quitação Eleitoral; entre outros serviços de governo, disponíveis em meio digital.

Categorias: Notícias

1 comentário

fabiano gomes da silva · 29/08/2017 às 18:04

um serviço que poderia ser oferecido também seria emissão de carteira de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *