O posto do AcessaSP de Iracemápolis firmou uma parceria com a Aril (Associação Infantil de Reabilitação Limeirense), que atende jovens e adultos com deficiência, para desenvolver atividades específicas para esse público. A monitora Christiane Nogueira Campos reserva dois horários (das 8h às 9h30 e das 13h às 14h30) às quartas-feiras para os alunos da Aril.

Alunos da Associação de Reabilitação frequentam o AcessaSP uma vez por semana

O primeiro encontro teve cinco alunos e, no segundo, a turma já contava com 12 pessoas, segundo Christiane. A preferência é por ouvir música no Youtube, mas durante os encontros eles são estimulados a trabalhar a coordenação motora participando de jogos no computador. As atividades são promovidas pela monitora e pela professora da Associação, Giovana Aparecida Napoli. “No grupo há uma cadeirante que nunca tinha tido contato com computador até começar a frequentar o AcessaSP. É um trabalho gratificante, uma hora e meia que a gente nem vê passar”, diz Christiane.

O posto do AcessaSP de Iracemápolis funciona em parceria com a Prefeitura Municipal. Abre de segunda à sexta, das 7h às 11h e das 12h30 às 16h30. Exceto o horário reservado para a Aril, o posto é frequentado por estudantes, que usam a infraestrutura do Acessa para fazer trabalhos escolares, e por desempregados que vão fazer currículos. “O desemprego está enorme no município”, observa a monitora, que já ajudou a fazer mais de 1.600 currículos.