O monitor Nelson organizou o jogo da teia, no qual o barbante simboliza a rede e cada um dos participantes representa um computador, para explicar aos alunos o conceito da internet.

Desde que o programa de inclusão digital AcessaSP foi criado, no ano 2000, o modelo é o de parceria entre o governo do Estado e o município. Ao longo dos últimos anos, muitas prefeituras têm usado o espaço do AcessaSP para promover programas de inclusão social por meio da inclusão digital. É o caso de Macatuba, que mantém um programa em parceria com a Apae.

Segundo o monitor Nelson José Barbosa, as atividades iniciaram-se em setembro de 2013, com a participação de seis alunos, de faixas etárias e gêneros diversos, selecionados pela psicóloga e pela pedagoga do Apae. As atividades são realizadas sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 14h30 no posto, localizado na Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade. A rotatividade dos alunos é determinada pela psicóloga.

“O projeto Apae Online tem sua relevância fundamentada nos princípios da diversidade, da inclusão digital, da cidadania, da diminuição do preconceito, da parceria e do uso terapêutico da informática como uma alternativa efetiva de apoio a pessoas com deficiência”, comenta o monitor.

Terceira Idade
Além dos alunos da Apae, e do público em geral que frequenta o AcessaSP, o posto de Maracatuba mantém, desde 2010, o projeto de inclusão digital para a Terceira Idade, promovendo conhecimentos sobre internet, e proporcionando ao público idoso oportunidades de interação, comunicação e aprendizagem por meio da internet.

“Este projeto tem como objetivo tentar diminuir a distância dos idosos no mundo digital. A informática para a Terceira idade pode ajudar a melhorar a autoestima e ajudar o idoso a ter novos objetivos, bem como contribuir para a qualidade de vida”, acredita Nelson. As atividades para a Terceira Idade acontecem às terças-feiras, das 8h às 10h.

O curso de informática tem a duração de quatro meses. Nesse período, os idosos aprendem como usar o computador e recebem orientações sobre segurança na internet e os cuidados que precisam ter nas redes sociais.