Em funcionamento desde 2006, no bairro Vida Nova, em Campinas, o posto do AcessaSP instalado em parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania recebe às quartas-feiras  jovens que frequentam o curso ‘Formação para o Mundo do Trabalho’, promovido pelo CIC Campinas (Centro de Integração e Cidadania), mantido pela Secretaria da Justiça.

Alunos do programa de formação, da Secretaria da Justiça, utilizam o posto do Acessa no CIC Campinas

O curso é dado pela organização sem fins lucrativos Espro (Ensino Social Profissionalizante), que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho, e é  conveniada da Secretaria da Justiça. De acordo com a diretora do CIC, Regina Rodrigues Espogino, o curso é voltado para jovens entre 15 e 24 anos. No momento, existem duas turmas no CIC que frequentam as aulas diariamente e, às quartas-feiras, têm atividades no posto do AcessaSP. A turma da manhã, com 33 alunos, usa os computadores das 8h às 10h, e a outra, com 28 estudantes, à tarde (15h às 17h).

“A turma da tarde é formada por alunos que têm entre 15 e 17 anos e são preparados para participar de programas como, por exemplo, o Jovem Aprendiz. Na turma da manhã, os alunos têm entre 18 e 24 anos”, explica Regina. Nem todos os candidatos escolhidos para o programa Jovem Aprendiz são efetivados pelas empresas. Alguns desses jovens voltam para o curso do Espro e têm acompanhamento até completar 24 anos. O programa é voltado para jovens de baixa renda.

Para participar do programa de formação, cujo conteúdo aborda, além de técnicas administrativas e rotinas organizacionais, também direitos e cidadania, os candidatos precisam estar estudando. No AcessaSP realizam pesquisas, elaboram currículo e outras atividades complementares às desenvolvidas em sala de aula, com o acompanhamento de uma professora do Espro e da monitora Berenice Bergamini de Almeida.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *