Norival Oliveira (IOS), José Valter (Secretaria de Governo), Ricardo Mallet (Prodesp), Osvaldo Rodrigues (Etec), Luana Santos (IOS), Dayana Pessoto e André Bassi (monitores no AcessaSP do Parque da Juventude)

O projeto piloto realizado no posto do AcessaSP do Parque da Juventude para capacitar estudantes para o mercado de trabalho apresentou um bom resultado qualitativo: além de certificar 19 jovens em sistemas de gestão empresarial, o curso contribuiu para o desenvolvimento pessoal e estimulou os alunos a continuarem os estudos.

“Já me inscrevi na Etec e pretendo fazer faculdade. O curso foi bom, me incentivou e os professores me ajudaram a melhorar minha comunicação”, disse Luan Rocha, 27 anos, que trabalha à noite como estoquista e fez o curso pela manhã no AcessaSP.

Sua colega Paula Lumy, 20 anos, também saiu motivada para retomar os estudos e fazer uma faculdade, plano que pretende seguir após conseguir um emprego. “Eu já trabalhei em uma área que exigia conhecimento desse sistema (software de gestão), mas eu não sabia usar a ferramenta. Espero que, agora, aumentem minhas chances de arrumar um emprego”, afirmou Paula.

Os 19 alunos que obtiveram certificado gostaram do curso e acreditam que a capacitação vai aumentar suas chances de conseguir um emprego. O curso do IOS ensina também regras e conteúdos relacionados à cidadania e comportamento no trabalho. Uma das missões do Instituto é apoiar a empregabilidade dos formados – registra uma taxa média de 70% de empregabilidade, computada num período de até três anos depois de concluídos os cursos.

O projeto piloto realizado no AcessaSP do Parque da Juventude é resultado de um acordo de cooperação entre o governo do Estado de São Paulo e o Instituto da Oportunidade Social (IOS). O objetivo é usar a infraestrutura do programa Acessa São Paulo para preparar os jovens para o mercado de trabalho por meio da inclusão digital.

José Valter da Silva Júnior

“Esperamos que este piloto seja expandido para todo o Estado de São Paulo”, afirmou José Valter da Silva Jr., titular da Coordenadoria de Serviços ao Cidadão, da Secretaria de Governo, responsável pelo programa AcessaSP. José Valter comentou que o programa está em uma nova fase, que tem por objetivo, entre outros, reforçar a oferta de conteúdo aos seus usuários, além de prover computadores e o acesso à internet, que são os serviços oferecidos desde o início do programa, no ano 2000.

O IOS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, mantida pela Totvs, empresa nacional de tecnologia. O Instituto, criado em 1998, capacita em média 2.500 jovens por ano. Seus cursos são voltados para jovens de baixa renda, de 15 a 29 anos de idade, e que estejam cursando (ou tenham concluído) o ensino médio na rede pública. O IOS forma também pessoas com deficiência física, visual ou auditiva, que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *