Além de realizar agendamento para cadastro biométrico e promover o alistamento militar online, a monitora do AcessaSP de Ilha Solteira, Ana Luiza Xavier Peral, vai realizar este mês um mutirão para ajudar a população de baixa de renda, beneficiária de programas sociais do governo federal, a se inscrever no site da entidade Seja Digital. Com o cadastro, eles poderão obter um kit com conversor e antena que permite o acesso ao sinal digital, mesmo nos televisores mais antigos, depois do desligamento do sinal analógico.

Os kits são distribuídos gratuitamente para os beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. Para isso, os beneficiários precisam ligar para o número 147 ou se inscrever no site da Seja Digital, entidade responsável pela transição da TV aberta analógica para a fase digital no País, para agendar uma data e retirar seu kit. Ao fazer a inscrição pelo site é preciso informar o NIS (Número de Identificação Social) ou o CPF.

O mutirão no posto do Acessa de Ilha Solteira está marcado para o período de 20 a 24 de março. A monitora Ana Luíza conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e vai solicitar o apoio de estudantes da Etec para atender a comunidade.

Serviços eletrônicos

No dia a dia do posto, a monitora apoia outras iniciativas como o agendamento para a coleta biométrica que está sendo realizada pela Justiça Eleitoral. Para renovar o título, com biometria, o eleitor precisa agendar, pela internet, uma data no cartório eleitoral de sua cidade. Em Ilha Solteira, Ana Luiza tem realizado, em média, 60 agendamentos por dia para os usuários do AcessaSP.

Já a campanha para incentivar os jovens a fazerem o alistamento militar obrigatório online segue até junho, quando termina o prazo para inscrição obrigatória aos nascidos no ano 2000. Para realizar o alistamento pela internet é preciso ter em mãos certidão de nascimento ou documento equivalente; CPF e RG e comprovante de residência. O posto de Ilha Solteira está instalado no módulo 3, no Centro Cultural, e abre das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

Projeto Guri

Durante a visita dos alunos do Projeto Guri ao posto do AcessaSP, a monitora Ana Luiza fez uma palestra sobre o uso seguro da internet.

Outra iniciativa da monitora foi uma atividade conjunta com o Projeto Guri, programa sociocultural mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Este projeto oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical para crianças e adolescentes. Em Ilha Solteira, o Projeto Guri está aproveitando o clima de Copa do Mundo para incentivar o esporte conciliado à música, promovendo atividades complementares e socioeducativas no decorrer do semestre.

Uma das atividades já realizadas pelos guris foi uma pesquisa, no AcessaSP, sobre as vitórias do Brasil nos eventos mundiais. “Os guris ficaram animados com as pesquisas, salvaram imagens, informações e curiosidades que julgaram interessantes, interagiram entre eles trocando essas informações, além de conhecer este programa de inclusão digital tão útil ao município”, comentou Mônica Alexandrino, coordenadora do Projeto Guri Polo Ilha Solteira. Na oportunidade, a monitora Ana Luíza fez uma palestra sobre o uso seguro da internet.