A Secretaria de Governo e a Fundação Itesp assinaram hoje (4/7) os convênios para o funcionamento de postos do programa de inclusão digital AcessaSP em assentamentos do Pontal do Paranapanema. No total, serão 16 unidades dos centros digitais, que vão atender 1.496 famílias assentadas, que representam mais de 5,2 mil pessoas.

Os convênios foram assinados pelo coordenador de Serviços ao Cidadão, da Secretaria de Governo, José Valter da Silva Jr., pelo presidente da Prodesp, Célio Bozola, e pelo diretor-executivo da Fundação Itesp, Sergio Maranhão. O projeto tem ainda a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP e da Finep – Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa.

 

Da esq. para à dir.: Sergio Maranhão, do Itesp; José Valter da Silva Jr., da Secretaria de Governo, e Daniel Bellot Filho, da Prodesp

Os assentamentos beneficiados, 15 no total, estão nos municípios de Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Presidente Venceslau, Rosana, Sandovalina, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista, todos no Oeste Paulista. No assentamento Gleba 15 de Novembro, em Rosana, serão instalados dois postos, em razão da quantidade de famílias, ao todo 434, que vivem em duas áreas do assentamento.

Além de usar os computadores com acesso à internet, os trabalhadores rurais terão nos postos a oportunidade de fazer cursos para alfabetização de jovens e adultos; cursos de formação técnica do Centro Paula Souza; acesso a editais do programa Paulista de Agricultura de Interesse Social, entre outros programas de políticas disponíveis na internet.

O programa Acessa São Paulo existe desde o ano 2000 e tem como missão promover a inclusão digital e o acesso ao conhecimento, por meio da internet. Estão em funcionamento 463 unidades em todo o território paulista. Nos 18 anos de sua existência, o programa cadastrou 3,4 milhões de usuários e realizou mais de 98,7 milhões de atendimentos. A responsabilidade pelo programa é da Coordenadoria de Serviços ao Cidadão, da Secretaria de Governo, que responde também pelo Poupatempo. Os dois programas são executados pela Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado.

A Fundação Itesp é vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e é responsável pelas políticas agrária e fundiária do governo do Estado. Atende 139 assentamentos estaduais onde vivem 7.109 famílias. No Pontal do Paranapanema, que concentra o maior número, são 98 assentamentos.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *