Começaram a funcionar esta semana dois novos espaços de coworking público do projeto Acessa Campus, extensão do programa Acessa São Paulo, na Capital: um na Biblioteca Parque Villa-Lobos e, o outro, no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina, ambos vinculados à Secretaria da Cultura do Estado. O projeto de trabalho colaborativo foi pensado pelo governo do Estado de São Paulo para promover a economia criativa e compartilhada, incentivando pequenos negócios e microempreendedores, ao fortalecer suas redes de conhecimento, networking e parcerias.

Instalados no Memorial da América Latina e na Biblioteca Parque Villa-Lobos, as novas unidades do Acessa Campus resultam de uma ação integrada de governo.

Os dois espaços abraçam projetos culturais em busca de oportunidades para se desenvolver. Denominados Acessa Campus Cultura, cada um possui uma sala de coworking com capacidade para 20 pessoas com projetos individuais ou representando empresas. O primeiro piloto de coworking público do Estado de São Paulo é o Acessa Campus Etec Parque da Juventude, em funcionamento desde maio de 2018, com dois modelos de coworking: um com projetos selecionados por edital e, outro, aberto ao público. O espaço oferece ainda um programa de aceleração em parceria com a Telefônica Vivo.

A seleção para o Acessa Campus Cultura foi realizada por meio de edital de chamamento e os profissionais selecionados, denominados residentes, poderão usar os espaços por dez meses, contando com local para trabalho, acesso à internet Wi-Fi, salas de reunião, auditório, áreas para pausas e apoio no local.

Gestão integrada

A Comissão Acessa Campus é formada por representantes da Secretaria de Governo, da Secretaria da Cultura, representando também a Organização Social SP Leituras, gestora da Biblioteca Parque Villa-Lobos, do Memorial da América Latina e da Prodesp, parceiros no projeto. Foram selecionados pela Comissão nove projetos compostos por 19 pessoas para o espaço da Biblioteca Parque Villa-Lobos, relacionados à edição de conteúdos, cultura, empreendedorismo social e meio ambiente; e cinco projetos compostos por 18 pessoas para o coworking do Memorial da América Latina, nas áreas de design, cultura e entretenimento.

Como contrapartida pelo uso do espaço, todas as equipes selecionadas deverão compartilhar seu conhecimento com o público em geral, realizando workshops e sessões de mentoria. Por sua vez, o projeto Acessa Campus oferecerá mensalmente aos residentes workshops e sessões de mentoria com parceiros do governo do Estado, em temas de seu interesse, para potencializar o desenvolvimento e o impacto dos projetos.

Diversidade

Entre os vencedores, predominaram os projetos para a produção e edição de conteúdos culturais para sites, blogs, revista e livros, mas houve também quem pensasse em uma solução de marketing para que as novas ideias se viabilizem. Um possível caminho foi apontado pela jornalista e consultora de marketing Ana Flavia Stechhahn Lacchia, selecionada para ocupar uma das vagas de coworking na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Fundadora da microempresa How Digital, Ana Flavia sugere uma solução de parceria para viabilizar o marketing digital e fomentar o empreendedorismo e o crescimento de pequenas e médias empresas.

“Queremos criar uma nova forma de investir em marketing: cobramos um fee acessível nos  primeiros meses e combinamos metas mês a mês. O fee só é pago pelo cliente se atingirmos as metas. Isso significa que estamos juntos: agência e cliente investem e lutam pelos resultados ideais”, explica Ana Flavia.

A proposta da How Digital poderá ajudar, por exemplo, a alavancar o negócio de Luísa Alves, que criou o portal Guia Fora da Casinha. Durante a gestação da filha, ela percebeu que faltava informação sobre lugares e eventos dedicados às famílias com crianças e, a partir da própria experiência, decidiu iniciar o negócio, mas ainda não conseguiu consolidar um modelo financeiro. Sua expectativa é justamente encontrar uma alternativa para a rentabilidade de sua MEI no coworking.

Os projetos selecionados representam, acima de tudo, a diversidade da cultura brasileira. E para armazenar tanta informação, a Rizoma Memória Cultural pretende oferecer serviços de consultoria para projetos de memória e documentação de arquivos pessoais ou institucionais, além de mentoria de carreiras artísticas, desenvolvendo planos de negócios culturais para atores, músicos e outros profissionais do campo cultural.

O espaço da Biblioteca Parque Villa-Lobos também abriga a microempresa E3 Soluções Sustentáveis, focada no desenvolvimento de projetos na área do meio ambiente; e uma equipe que está desenvolvendo um aplicativo para valorizar a vida. Veja uma síntese de todos os projetos selecionados nas tabelas abaixo.

Acessa Campus Biblioteca Parque Villa-Lobos

Tema    Síntese do projeto   Residentes
Marketing Digital com poucos recursos O modelo da agência How Digital é inspirado no Pay by Results: o pagamento é vinculado ao cumprimento de metas. O objetivo é viabilizar o Marketing Digital para micro e pequenas empresas. Ana Flavia S. Lacchia

Jeff Andrade