Em julho de 2018 o programa de inclusão digital AcessaSP completou 18 anos levando internet grátis para a população. Nesse período, quase 3,5 milhões de usuários passaram por um posto do Acessa. Além de oferecer computadores e internet para acesso livre à rede, algumas unidades promovem cursos livres ou ensinam noções básicas de internet para pessoas com dificuldade em utilizar o computador e se conectar ao mundo digital.

Perfil do programa Acessa SP:

  • Propósito: acesso gratuito à internet
  • Total de postos Acessa SP em funcionamento: 452 postos
  • Acessa Campus: três postos na Capital
  • Total de computadores para atendimento dos cidadãos: 2.568 máquinas
  • Total de monitores ativos: 618 monitores
  • Total de municípios atendidos: 344 municípios
  • Total de usuários cadastrados desde o início do programa: 3.487.691 usuários
  • Atendimentos (acumulado desde o início do programa):  99.877.321 atendimentos
  • Média de atendimentos mensais (2018): 281.000 atendimentos
* Dados Outubro/18

 


1 comentário

Fernando Goncalves · 01/11/2018 às 20:54

O Programa ACESSA SP completou maioridade.
É hoje um adolescente com responsabilidades adulta para com a Sociedade Paulista.
Esse garotão de 18 anos tem jeito de moleque de periferia que, apesar dos pesares, sobrevive as agruras e vicissitudes de uma vida conturbada pela falta de recursos e constância no direcionamento que elegem para Ele.
Já foi mais robusto na oferta de Serviços e Ações de inclusão. A família de Apoiadores foi maior. As pessoas dedicadas a seu desenvolvimento contavam com circunstâncias favoráveis a oferta de mais oportunidades de inclusão.
Contudo, o Programa Acessa SP se mantêm não por ‘decurso de prazo’ mas por que tem valor, méritos e potencial para entregar à Comunidade de Usuários mais e melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo financiadas pela Sociedade Paulista.
O Programa Acessa SP há muito deixou de ser ‘não essencial’, pois, o desenvolvimento tecnológico criou novos direitos para o Cidadão e novas obrigações para o Estado, hoje no dever de fornecer acesso público de qualidade à INTERNET e a Serviços e Conteúdos relevantes da WEB.
Não mais restrito à Telecentros mas ainda fortemente baseados neles, o ACESSA SP agora ‘joga’ seu sinal Wi-Fi pelas redondezas de algumas de suas ‘Salas”, sinalizando para uma oferta de conectividade robusta, aberta e abrangente. Essa é uma possibilidade de futuro real para o Programa Acessa SP de Inclusão.
Esse futuro aberto, necessariamente construído com apoio e participação da Sociedade Civil organizada, incide sobre Liberdades de Uso das Tecnologias Digitais, democratizando acesso à informação, fomentando a geração de conhecimentos e a aproximação de uma Sociedade paulista pluralista, menos desigual, com mais e melhores oportunidades pata Todos.

No plano pessoal, o Programa Acessa SP foi e é para mim um facilitador da comunicação e acesso a informações que possibilitam melhores resultados do exercício do Poder Cidadão.
Lembrando que computador, smartphone são coisas de aquisição e manutenção ainda caras e conexão à INTERNET serviço precário com preço que pesa no bolso e modelo de negócio que “abusa” do consumidor, o acesso público perto de casa à computadores comunicantes exponencializou minha capacidade de exercer o poder cidadão de participar da vida pública em diferentes planos. Pedir o conserto de um orelhão ou pedir alguma informação ao Município é tarefa corriqueira e sem custos no Acessa SP. Acompanhar matérias legislativas, processos no Tribunal de Contas do Estado, mostrar com foto/vídeo/áudio um tema positivo ou negativo da Cidade é simples como apertar um botão.

Sem dúvida, o Programa Acessa SP faz de mim uma pessoa melhor, mais útil para a sociedade e para mim mesmo.

É isso !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *