Uma parceria entre o programa AcessaSP de Rancharia, a prefeitura municipal e o Rancho dos Idosos viabilizou a renovação do RG de 40 moradores do asilo, que estavam com dificuldades em operar suas contas bancárias. Por lei, o RG não tem prazo de validade mas precisa identificar a pessoa, portanto, a foto não pode ser muito antiga. Por segurança e para evitar fraudes, bancos e cartórios não aceitam RG com mais de 10 anos de data de expedição.

Da esq. para à direita: Kely Antunes (monitora), Mara Cunha (Prefeitura), Célia Mazia (monitora), Suzana Bini e Ricardo da Silva (ambos do Recanto dos Idosos)

O posto do AcessaSP localizado na Biblioteca Municipal Castro Alves tem como rotina ajudar os usuários na solicitação de documentos. Na parceria para a renovação de RG dos idosos, as monitoras Célia Mazia e Kely Cristina emitiram as guias, que foram preenchidas pelos moradores com a ajuda dos funcionários do Recanto. O restante do processo para cadastro foi realizado na Delegacia de Polícia.

“A iniciativa deu bons resultados e evitou o deslocamento das pessoas até o Poupatempo em Presidente Prudente”, conta a monitora Célia Mazia.

Outros serviços de utilidade pública realizados no posto de Rancharia são obtenção de segunda via de CPF, atestado de antecedentes criminais, impressões ou elaboração de currículos e atestados, agendamentos de perícias do INSS, seguro desemprego e carteira de trabalho, além de serviços da Receita Federal e outros disponíveis na internet.